A IDENTIDADE DO JORNALISMO E DO JORNALISTA
ANÁLISE DA CAMPANHA “FATOS E PESSOAS” DA REDE GLOBO
DOI:
https://doi.org/10.21665/2318-3888.v10n20p140-177Abstract
O jornalismo precisou se reinventar na pandemia da Covid-19 e deu aos profissionais da imprensa um dos maiores desafios, até agora, das últimas duas décadas. Este artigo busca analisar a narrativa da campanha “Fatos e Pessoas” criada pela Rede Globo e exibida no Jornal Nacional, observando a constituição de uma identidade para os jornalistas que fazem parte da cobertura da crise sanitária visando sensibilizar os telespectadores sobre o trabalho midiático, reposicionando uma identidade jornalística em meio a constantes ataques aos comunicadores, liderados pelo presidente Jair Bolsonaro. Concluímos que a campanha não apenas buscou dar lugar de prestígio ao jornalismo, mas humanizar o contexto pessoal dos profissionais, enaltecendo os elos familiares e aproximando a realidade dos repórteres com as pessoas que estavam em casa.
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