PROJETO ESCOLA SEM HOMOFOBIA E A INVENÇÃO DO “KIT GAY”

Autores

  • Larissa Priscila Bredow Hilgemberg Centro Universitário Internacional
  • Ana Paula Andrade Universidade Estadual de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v11n21p80-104

Resumo

A proposta deste estudo é compreender o projeto Escola sem Homofobia, sua alcunha “kit gay” e as possíveis heranças à sociedade e educação brasileira tendo como ponto de partida a análise foucaultiana. A partir da diálogo com Foucault, a pesquisa pretende  delinear quatro questões relacionadas à invenção do “kit gay”: a primeira é a criação de uma verdade em função das relações de poder para apoiar uma demanda política e social, aliada ao conservadorismo; a segunda, se refere às estratégias de marginalização de sujeitos que não seguem as regras heteronormativas; a terceira é a invenção de um pseudoconceito para barrar a entrada oficial de um tema incômodo – a sexualidade – nas escolas, auxiliando uma estrutura disciplinar historicamente constituída; a quarta questão é o silenciamento não apenas dos sujeitos, mas dos conteúdos e temáticas, transformando o Escola sem Homofobia em “kit gay”.

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Publicado

10-11-2023

Como Citar

HILGEMBERG, Larissa Priscila Bredow; ANDRADE, Ana Paula. PROJETO ESCOLA SEM HOMOFOBIA E A INVENÇÃO DO “KIT GAY”. Ambivalências, São Cristóvão-SE, v. 11, n. 21, p. 80–104, 2023. DOI: 10.21665/2318-3888.v11n21p80-104. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Ambivalencias/article/view/19223. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Educação, Política e Gênero (Metas para cumprimento dos ODS-ONU-2030"