PROJETO ESCOLA SEM HOMOFOBIA E A INVENÇÃO DO “KIT GAY”
DOI:
https://doi.org/10.21665/2318-3888.v11n21p80-104Abstract
A proposta deste estudo é compreender o projeto Escola sem Homofobia, sua alcunha “kit gay” e as possíveis heranças à sociedade e educação brasileira tendo como ponto de partida a análise foucaultiana. A partir da diálogo com Foucault, a pesquisa pretende delinear quatro questões relacionadas à invenção do “kit gay”: a primeira é a criação de uma verdade em função das relações de poder para apoiar uma demanda política e social, aliada ao conservadorismo; a segunda, se refere às estratégias de marginalização de sujeitos que não seguem as regras heteronormativas; a terceira é a invenção de um pseudoconceito para barrar a entrada oficial de um tema incômodo – a sexualidade – nas escolas, auxiliando uma estrutura disciplinar historicamente constituída; a quarta questão é o silenciamento não apenas dos sujeitos, mas dos conteúdos e temáticas, transformando o Escola sem Homofobia em “kit gay”.
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