“EU SOU A BRANQUINHA DO PAPAI”

AS INTERSECÇÕES DE GÊNERO E RAÇA NUMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL ESPECIALIZADA EM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Mariana dos Reis Santos Instituto Benjamin Constant

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v11n21p194-218

Resumo

Esta pesquisa procurou evidenciar um relato de experiência de uma professora e pesquisadora dentro de uma instituição especializada em deficiência visual (DV). O estudo enfatizou a interseccionalidade de “gênero”, “raça” e “DV” como elementos a serem abordados em duas rodas de conversas versando sobre os temas “A condição da mulher e violência93 na nossa sociedade” e “Racismo e escravidão”.  A ausência destas temáticas no cotidiano destes educandos DV tanto no convívio com os familiares como por parte do corpo docente desta instituição evidencia a construção de estereótipos destes sujeitos enquanto passíveis de subjetividade ou dependentes da construção da identidade do “outro”. Sendo assim, a expressão “Eu sou a branquinha do papai” proferida por uma educanda deficiente visual negra em sala de aula revela a ausência de identificação dela com sua própria autodeclaração étnica. Por isso, a metodologia das rodas de conversa adotada levou em consideração os questionamentos e colocações previamente levantados pelos educandos com deficiência visual e a construção do conhecimento a partir de um processo dialógico e aberto. Com isso, constatou-se nas vivências docentes da roda de conversa que embora o assunto de “Gênero e Sexualidade” seja muito provocativo e instigante no coletivo de estudantes e em âmbito individual, as questões de raça e negritude produzem um silenciamento do grupo, reverberando o apagamento das questões curriculares sobre “Raça” num espaço de Educação Especial.   

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Biografia do Autor

Mariana dos Reis Santos, Instituto Benjamin Constant

Doutora em Educação pelo Proped/ UERJ (Pós Graduação em Educação). Pertence atualmente ao Grupo Gesdi (Grupo de pesquisa e estudo sobre Gêneros, sexualidades e diferenças nos vários Espaços Tempos das história e dos cotidianos). Cursa o Pós doutoramento em Educação na Faculdade de Formação de Professores/FFP-UERJ. É professora convidada do Mestrado e Doutorado em Educação da Faculdade de Formação de Professores/FFP da UERJ e leciona a disciplina Educação Brasileira. Professora da carreira EBTT (Ensino Básico Técnico e Tecnológico) no Instituto Benjamin Constant.

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Publicado

10-11-2023

Como Citar

SANTOS, Mariana dos Reis. “EU SOU A BRANQUINHA DO PAPAI”: AS INTERSECÇÕES DE GÊNERO E RAÇA NUMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL ESPECIALIZADA EM DEFICIÊNCIA VISUAL. Ambivalências, São Cristóvão-SE, v. 11, n. 21, p. 194–218, 2023. DOI: 10.21665/2318-3888.v11n21p194-218. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Ambivalencias/article/view/19367. Acesso em: 22 dez. 2024.