“EU SOU A BRANQUINHA DO PAPAI”
AS INTERSECÇÕES DE GÊNERO E RAÇA NUMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL ESPECIALIZADA EM DEFICIÊNCIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.21665/2318-3888.v11n21p194-218Abstract
Esta pesquisa procurou evidenciar um relato de experiência de uma professora e pesquisadora dentro de uma instituição especializada em deficiência visual (DV). O estudo enfatizou a interseccionalidade de “gênero”, “raça” e “DV” como elementos a serem abordados em duas rodas de conversas versando sobre os temas “A condição da mulher e violência93 na nossa sociedade” e “Racismo e escravidão”. A ausência destas temáticas no cotidiano destes educandos DV tanto no convívio com os familiares como por parte do corpo docente desta instituição evidencia a construção de estereótipos destes sujeitos enquanto passíveis de subjetividade ou dependentes da construção da identidade do “outro”. Sendo assim, a expressão “Eu sou a branquinha do papai” proferida por uma educanda deficiente visual negra em sala de aula revela a ausência de identificação dela com sua própria autodeclaração étnica. Por isso, a metodologia das rodas de conversa adotada levou em consideração os questionamentos e colocações previamente levantados pelos educandos com deficiência visual e a construção do conhecimento a partir de um processo dialógico e aberto. Com isso, constatou-se nas vivências docentes da roda de conversa que embora o assunto de “Gênero e Sexualidade” seja muito provocativo e instigante no coletivo de estudantes e em âmbito individual, as questões de raça e negritude produzem um silenciamento do grupo, reverberando o apagamento das questões curriculares sobre “Raça” num espaço de Educação Especial.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Ambivalências
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
The authors grant Ambivalências magazine all copyrights relating to the published works. The concepts expressed in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.