DIVERSIDADE CULTURAL - DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES ENTRE POVOS INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS - UMA EXPERIENCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

Autores

  • Letícia Ramos Silva Universidade de Pernambuco
  • Sônia Maria Pereira Lima Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Norma Abreu e Lima Maciel Vasconcelos Universidade Federal Rural de Pernambuco campus UAG

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v4n7p309-323

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida por estudantes do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia oferecido pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação  Básica – PARFOR,  no campus da Universidade de Pernambuco, envolvendo as disciplinas Educação e Multiculturalismo e, Ética e Cidadania. Com o objetivo de oportunizar ao professor da Educação Básica e estudantes do referido curso a aprofundarem conhecimentos sobre a diversidade cultural na prática docente, elegemos como  núcleo da pesquisa a escola e o ensino partindo do diálogo  entre  povos indígenas e não indígenas. A amostra do estudo contou com a participação de estudantes do 1º e 3º período do Curso de Pedagogia, coordenadores, professores e lideranças das escolas indígenas Fulni-ô localizadas no município de Águas Belas-PE, num total de cento e quarenta (140) participantes. A pesquisa contribuiu à apropriação de novas concepções sobre educação escolar indígena, à desconstrução do preconceito com esse povo e instigou os participantes a refletirem sobre sua prática pedagógica, o que nos leva a reflexão de que a formação inicial de professores ao propor esse diálogo, sugere caminhos e estratégias à necessária mudança no conteúdo e desenho da educação superior de professores para a educação básica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Ramos Silva, Universidade de Pernambuco

Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco.Professora pela Universidade de Pernambuco

Sônia Maria Pereira Lima, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Educação  pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Técnica de Ensino da Secretaria de Educação do Estado  de Pernambuco.

Norma Abreu e Lima Maciel Vasconcelos, Universidade Federal Rural de Pernambuco campus UAG

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

SILVA, Letícia Ramos; LIMA, Sônia Maria Pereira; VASCONCELOS, Norma Abreu e Lima Maciel. DIVERSIDADE CULTURAL - DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES ENTRE POVOS INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS - UMA EXPERIENCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. Ambivalências, São Cristóvão-SE, v. 4, n. 7, p. 309–323, 2016. DOI: 10.21665/2318-3888.v4n7p309-323. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Ambivalencias/article/view/4692. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo