DIVERSIDADE CULTURAL - DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES ENTRE POVOS INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS - UMA EXPERIENCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.21665/2318-3888.v4n7p309-323Abstract
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida por estudantes do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia oferecido pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, no campus da Universidade de Pernambuco, envolvendo as disciplinas Educação e Multiculturalismo e, Ética e Cidadania. Com o objetivo de oportunizar ao professor da Educação Básica e estudantes do referido curso a aprofundarem conhecimentos sobre a diversidade cultural na prática docente, elegemos como núcleo da pesquisa a escola e o ensino partindo do diálogo entre povos indígenas e não indígenas. A amostra do estudo contou com a participação de estudantes do 1º e 3º período do Curso de Pedagogia, coordenadores, professores e lideranças das escolas indígenas Fulni-ô localizadas no município de Águas Belas-PE, num total de cento e quarenta (140) participantes. A pesquisa contribuiu à apropriação de novas concepções sobre educação escolar indígena, à desconstrução do preconceito com esse povo e instigou os participantes a refletirem sobre sua prática pedagógica, o que nos leva a reflexão de que a formação inicial de professores ao propor esse diálogo, sugere caminhos e estratégias à necessária mudança no conteúdo e desenho da educação superior de professores para a educação básica.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors grant Ambivalências magazine all copyrights relating to the published works. The concepts expressed in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.