O OUTRO LADO DE FALAS DE SI. O QUE PODEM ENCENAR

Autores

  • Paulo César García Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v4n8p101-124

Resumo

Neste texto, reúno considerações de como Michel Foucault teatraliza o discurso. Trata-se de um referencial crítico que tomo, a partir do ponto de partida em seu discurso, para ler a dramaturgia contemporânea, objetivando questionar o sujeito em crise. Retratar o lugar para expor a si no gesto de enunciação, criando uma “espécie de monólogo lírico” é proposital para a reflexão de poder falar de si, encenando-se. O espaço da dramaturgia é problematizado por este lugar, tendo em vista a maneira de politizar a assunção da voz pelo corpo que se coloca em cena, tendo o poder de dizer de si e com muitas outras falas que operam como fonte de criação do texto dramático.

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Biografia do Autor

Paulo César García, Universidade Federal da Bahia

Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia do Curso de Licenciatura em Letras – Núcleo de Estudos Literários e do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural do Campus II (UNEB). É Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e cumpriu estágio Pós-doutoral na Universidade Federal da Bahia (UFBA). É associado ao GT da ANPOLL Homocultura e Linguagens e do Grupo de Pesquisa Enlace (UNEB) e Cultura e Sexualidade (CUS /UFBA).

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Publicado

23-01-2017

Como Citar

GARCÍA, Paulo César. O OUTRO LADO DE FALAS DE SI. O QUE PODEM ENCENAR. Ambivalências, São Cristóvão-SE, v. 4, n. 8, p. 101–124, 2017. DOI: 10.21665/2318-3888.v4n8p101-124. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Ambivalencias/article/view/6002. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Arte, Gênero e Sexualidade