O OUTRO LADO DE FALAS DE SI. O QUE PODEM ENCENAR

Authors

  • Paulo César García Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v4n8p101-124

Abstract

Neste texto, reúno considerações de como Michel Foucault teatraliza o discurso. Trata-se de um referencial crítico que tomo, a partir do ponto de partida em seu discurso, para ler a dramaturgia contemporânea, objetivando questionar o sujeito em crise. Retratar o lugar para expor a si no gesto de enunciação, criando uma “espécie de monólogo lírico” é proposital para a reflexão de poder falar de si, encenando-se. O espaço da dramaturgia é problematizado por este lugar, tendo em vista a maneira de politizar a assunção da voz pelo corpo que se coloca em cena, tendo o poder de dizer de si e com muitas outras falas que operam como fonte de criação do texto dramático.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Paulo César García, Universidade Federal da Bahia

Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia do Curso de Licenciatura em Letras – Núcleo de Estudos Literários e do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural do Campus II (UNEB). É Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e cumpriu estágio Pós-doutoral na Universidade Federal da Bahia (UFBA). É associado ao GT da ANPOLL Homocultura e Linguagens e do Grupo de Pesquisa Enlace (UNEB) e Cultura e Sexualidade (CUS /UFBA).

Published

2017-01-23

How to Cite

GARCÍA, Paulo César. O OUTRO LADO DE FALAS DE SI. O QUE PODEM ENCENAR. Ambivalências, São Cristóvão-SE, v. 4, n. 8, p. 101–124, 2017. DOI: 10.21665/2318-3888.v4n8p101-124. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Ambivalencias/article/view/6002. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Arte, Gênero e Sexualidade