RIKUD VIRA-LATA: HIBRIDAÇÕES E BORRAMENTOS DE FRONTEIRAS EM UM TRABALHO COREOGRÁFICO

Autores

  • Fernando Davidovitsch Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v5n10p204-238

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado na qual foi realizado um estudo sobre os modos como a ideia de hibridação e/ou borramentos de fronteiras interculturais, entre o erudito e popular e entre tradição e contemporaneidade foi construída no trabalho de dança, de autoria própria, Rikud Vira-Lata (rikud significa dança em hebraico). Este trabalho coreográfico, objeto de estudo desta pesquisa, tinha como abordagem uma autobiografia como judeu-brasileiro/brasileiro-judeu no contexto contemporâneo. Problematizava, assim, questões como identidade, corpo, cultura, diáspora judaica no Brasil e possíveis inter-relações entre a dança folclórica israelita e dança contemporânea. Como metodologia, realizou-se a observação dos vídeos do trabalho artístico Rikud Vira-Lata, desenvolvido durante os anos de 2011, 2012 e 2013; foi feito o levantamento e revisão bibliográfica para o estudo dos substratos conceituais que referenciam esta produção artística; foi utilizado o método da Crítica Genética (estudo da gênese da obra) através da coleta de textos, anotações e rascunhos escritos no período do processo de criação dos resultantes coreográficos. O objetivo de tal pesquisa foi analisar esses resultantes coreográficos, desenvolvidos nesses três anos, a fim de identificar como tais borramentos de fronteiras foram metaforizados para a cena da dança. Para tanto, este artigo discorrerá sobre os processos de hibridações culturais no contexto da globalização contemporânea e como essas informações recaíram tanto sobre o modus operandi no fazer coreográfico do trabalho de dança Rikud Vira-Lata, quanto em diversas metáforas e imagens simbólicas produzidas no mesmo a partir do tema abordado. Considera-se pertinente neste estudo evidenciar o quão imbricada está a relação do fazer artístico na arte contemporânea (neste caso a dança, mais especificamente) com o modo como o mundo tem sido apreendido pelas pessoas no atual contexto da globalização. 

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Biografia do Autor

Fernando Davidovitsch, Universidade Federal de Sergipe

Professor no curso de Dança da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança, pela UFBA. Formado em Licenciatura e Bacharelado em Dança, pela UFBA. Formado em Licenciatura em Língua Portuguesa e Inglesa e Bacharelado em Estudos Literários, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

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Publicado

17-02-2018

Como Citar

DAVIDOVITSCH, Fernando. RIKUD VIRA-LATA: HIBRIDAÇÕES E BORRAMENTOS DE FRONTEIRAS EM UM TRABALHO COREOGRÁFICO. Ambivalências, São Cristóvão-SE, v. 5, n. 10, p. 204–238, 2018. DOI: 10.21665/2318-3888.v5n10p204-238. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Ambivalencias/article/view/6466. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo