O cantor indígena e suas práticas culturais na Terra Indígena Mãe Maria
DOI:
https://doi.org/10.21665/2318-3888.v13n25p51Palavras-chave:
Cantor indígena. Narrativas orais. Povo Gavião.Resumo
Localizada no município de Bom Jesus do Tocantins, no sudeste do Pará, a Terra Indígena Mãe Maria (TIMM) é constituída por três grupos indígenas: os Akrãtikatêjê, os Parkatêjê e os Kỳikatêjê, denominados também “Gaviões do Pará”. Oriundos de um processo histórico de desterritorialização de suas antigas e diferentes terras, no contexto da extração da castanha, da construção da Transamazônica e da Usina Hidrelétrica de Tucuruí (UHET), no interregno temporal que percorre o final da década 1960 e o início de 1980, são deslocados e confinados nessa área à revelia da especificidade étnica, produzindo a desestruturação de suas formas de vida. Neste artigo, acompanhamos as estratégias adotadas pelas lideranças indígenas para a retomada das práticas culturais, em particular os cantos e a formação do cantor indígena. A partir de pesquisa de campo, no contexto de rituais, jogos e registros de entrevistas orais temáticas, sinalizamos a especificidade das formas de transmissão do canto indígena entre os poucos cantores que há décadas exercem esse papel e os jovens indígenas que vivem o desafio de aprender o canto indígena, a despeito do predomínio da língua portuguesa e da cultura não indígena.
Submissão: 03 mar. 2025 ⊶ Aceite: 04 mai. 2025
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