O cantor indígena e suas práticas culturais na Terra Indígena Mãe Maria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v13n25p51

Palavras-chave:

Cantor indígena. Narrativas orais. Povo Gavião.

Resumo

Localizada no município de Bom Jesus do Tocantins, no sudeste do Pará, a Terra Indígena Mãe Maria (TIMM) é constituída por três grupos indígenas: os Akrãtikatêjê, os Parkatêjê e os Kỳikatêjê, denominados também “Gaviões do Pará”. Oriundos de um processo histórico de desterritorialização de suas antigas e diferentes terras, no contexto da extração da castanha, da construção da Transamazônica e da Usina Hidrelétrica de Tucuruí (UHET), no interregno temporal que percorre o final da década 1960 e o início de 1980, são deslocados e confinados nessa área à revelia da especificidade étnica, produzindo a desestruturação de suas formas de vida. Neste artigo, acompanhamos as estratégias adotadas pelas lideranças indígenas para a retomada das práticas culturais, em particular os cantos e a formação do cantor indígena. A partir de pesquisa de campo, no contexto de rituais, jogos e registros de entrevistas orais temáticas, sinalizamos a especificidade das formas de transmissão do canto indígena entre os poucos cantores que há décadas exercem esse papel e os jovens indígenas que vivem o desafio de aprender o canto indígena, a despeito do predomínio da língua portuguesa e da cultura não indígena.

Submissão: 03 mar. 2025 ⊶ Aceite: 04 mai. 2025

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Biografia do Autor

Cícero Teresa dos Santos, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Mestre em Dinâmica Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA/Unifesspa). Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor e pesquisador de Cultura, identidade e temática em Educação Escolar Indígena e Territorialidades.

Jerônimo Silva e Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutor em Antropologia Social (PPGA/UFPA). Docente no Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA/Unifesspa).

 

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Publicado

17-06-2025

Como Citar

SANTOS, Cícero Teresa dos; SILVA, Jerônimo Silva e. O cantor indígena e suas práticas culturais na Terra Indígena Mãe Maria. Ambivalências, São Cristóvão-SE, v. 13, n. 25, p. 51–73, 2025. DOI: 10.21665/2318-3888.v13n25p51. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Ambivalencias/article/view/n25p51. Acesso em: 17 jul. 2025.

Edição

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Artigo