Chamada pública de artigos para o Dossiê "A IMAGEM E A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO EM HUMANIDADES"
Dossiê: “A IMAGEM E A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO EM HUMANIDADES”
Em comemoração aos 20 anos do Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem (NPTI/CNPq), o grupo de pesquisa mais longevo sediado na Faculdade de Informação e Comunicação, da Universidade Federal de Goiás (FIC/UFG), convidamos ao diálogo pesquisas que se interessem pela imagem como potencializadora para popularizar socialmente o conhecimento produzido em humanidades e artes. Interessa-nos dialogar ainda com pesquisas que desde o seu projeto, elegem a imagem como parte central dos percursos, com ênfase aos métodos, de modo a considerá-la fundamental na produção do conhecimento.
Partimos do pressuposto de que as humanidades e artes, em geral, e a comunicação, em particular, produzem conhecimento a despeito do reconhecimento científico pela sociedade. Além disso, dada às profícuas problematizações sobre o que é a ciência elaborado por autores diversos como Michel Foucault, Pierre Bourdieu, Rubem Alves, Hilton Japiassu - no contexto das humanidades, argumentamos que em humanidades e artes não nos parece ser confortável usar o termo divulgação científica para pesquisas destas áreas. Como as políticas públicas, vide chamadas e editais, cada vez mais focam a divulgação científica como uma exigência das pesquisas, interessa-nos pensar nas estratégias de disseminação do conhecimento produzido em humanidades, que sequer se sente confortável em se afirmar ciência.
Um reflexo desse desconforto é apontado por Blanco, Amaral e Goulart (2022), para quem demograficamente "os divulgadores científicos brasileiros no YouTube (SANTOS, 2021)" tem como perfil predominante o "masculino, branco, entre 20 e 39 anos, residentes no estado de São Paulo, na capital ou em regiões metropolitanas, mestres e doutores, professores e pesquisadores, formados na área de ciências biológicas e sem formação específica em divulgação científica".
Neste contexto não apenas a diversidade de gênero, raça e sexualidade estariam invisibilizadas, bem como as áreas das humanidades em geral e as artes. Assim, convidamos a comunidade acadêmica para o envio de artigos para o dossiê A IMAGEM E A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO EM HUMANIDADES.
Organização do Dossiê:
Erna Barros
Lara Lima Satler
Lisbeth Oliveira
Prazos de submissão:
19/10 a 30/11/2022
Bio:
Erna Barros
É Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2020), mestre em Multimeios pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2012), e jornalista pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2008). Integrou de 2013 a 2019 o quadro de professores do Departamento de Comunicação Social (Dcos) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no Curso Audiovisual e Publicidade e Propaganda. Atualmente é professora substituta do curso de Cinema e Audiovisual do Dcos/UFS. Tem interesse pelos estudos relacionadas à fotografia nos mais diversos âmbitos da comunicação e pela problematização das imagens no campo das artes visuais, na publicidade, no jornalismo, no cinema e nas ciências sociais. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3388708193705042
Lara Lima Satler
Bolsista de Produtividade de Pesquisa, CNPq. Professora nos Programas de Pós-graduação em Comunicação e Performances Culturais (PPGCom/PPGPC), Universidade Federal de Goiás (UFG). E-mail: lara_lima_satler@ufg.br ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2509-6278. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7575445484262991
Lisbeth Oliveira
é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, onde trabalha desde 1998. Possui Mestrado em Ciência da Comunicação/Fotografia Documental pela Universidade de Viena, e Doutorado em Comunicação para a Saúde e Sustentabilidade pela Alpen-Adria Universität Klagenfurt, na Áustria. Foco de pesquisa na área de Exposições Hands-on, em Comunicação para a Saúde e para a Sustentabilidade, Agroecologia, Educação Ambiental, Transdisciplinaridade, Antropologia Visual e Fotografia. Líder e fundadora do Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem (NPTI/CnPq) da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFG).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0398084268279011
PRAZO PARA SUBMISSÃO: 30/11/2022
Os textos devem ser enviados através do site da Revista Ambivalências. Caso não tenha cadastro, clique aqui para se cadastrar.
As/os autoras/es devem observar as normas de publicação da revista disponíveis no site.