Chamada pública de artigos para o Dossiê "Educação, Política e Gênero (Metas para cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS ONU - 2030)"
Dossiê: "Educação, Política e Gênero (Metas para cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS ONU - 2030)"
A agenda da ONU pós-2015 é considerada uma das mais audaciosas da história da diplomacia Internacional. A partir dela, os 193 Estados membro da ONU, incluindo o Brasil, sê comprometeram com os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS representam um plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030. Em breve síntese, estes objetivos são abalizados nos compromissos para as crianças e os adolescentes nas áreas de pobreza, nutrição, saúde, educação, água e saneamento e igualdade de gênero contidos nos precursores dos ODS, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Neste contexto, este dossiê propõe uma análise transversal e interdisciplinar relacionando o objetivo número 4: assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos e o Objetivo número 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Diante dos debates atuais em relação à política, gênero e diversidade na educação, em que a cidadania e os direitos humanos têm sido questionados em vários ângulos, discutir questões de gênero e educação torna-se uma realidade próxima e registrar este momento é de relevância histórica. Então, este dossiê pretende problematizar este quadro, com discussões teóricas no campo dos estudos de gênero, política e educação. Sendo assim, solicitamos às pesquisadoras e pesquisadores nacionais e internacionais, relatos de pesquisas e de experiências que destaquem essa problemática, mas que, sobretudo, anunciem caminhos e reflexões para que ela seja enfrentada e superada no contexto das instituições educacionais, tanto no nível escolar, universitário, público e privado. Em termos específicos, o dossiê pretende acolher artigos sobre temas de:
1) Construção de identidades e subjetividades relacionadas a gênero, sexualidade, raça na educação;
2) Estado e políticas públicas de Educação;
3) Organização, discursos, poder e práticas na educação;
4) Educação e produção de saberes;
5) Movimentos sociais, coletivos e organizações da sociedade civil;
6) Violências, vulnerabilidades, cidadania e direitos humanos na Educação;
7) Emancipação humana na educação e transformação nos modos de vida.
8) Diferenças, Diversidades e Desigualdades na Educação.
Organização do Dossiê:
Nathalia Carvalho Moreira (Departamento de Administração, UFJF – Campus Governador Valadares)
Silvia Regina Paverchi (Departamento de Secretariado Executivo, UFS - Campus São Cristóvão)
PRAZO PARA SUBMISSÃO: 13/04/2023
Os textos devem ser enviados através do site da Revista Ambivalências. Caso não tenha cadastro, clique aqui para se cadastrar.
As/os autoras/es devem observar as normas de publicação da revista disponíveis no site.