EDUCAÇÃO PARA O TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR E DO PATRIMÔNIO PELAS COMUNIDADES DO ANTIGO QUILOMBO CABULA
DOI:
https://doi.org/10.21665/2318-3888.v7n14p77-100Abstract
Este trabalho apresenta as ações dos projetos Turismo de Base Comunitária e Conteúdos Digitais nas escolas públicas, localizadas no antigo quilombo Cabula, em Salvador, Bahia, que objetivaram dialogar e construir conhecimento sobre educação para o desenvolvimento local por meio do turismo de base comunitária, que tem a cultura como alicerce para a sua construção. O diálogo sobre educação, desenvolvimento local, planejamento e gestão do turismo de base comunitária, cultura, identidade e comunidades populares se dá em contexto local onde os estudantes residem. Para tal, foi fundante a construção de conhecimento sobre a história, para geração de pertencimento e identificação com as suas origens. Adotou-se metodologia participativa, mais precisamente a Pesquisa Aplicação, também conhecida por Design Based-Research (DBR). Realizaram-se oficinas, cursos e rodas de conversa sobre os temas. Os resultados tangíveis e intangíveis foram se dando no processo de mobilização para o turismo de base comunitária por meio da interação entre a universidade, as escolas e as comunidades de bairros populares.
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