O CHECKPOINT DE NGE LAY E A URGÊNCIA DE FALAR DE NOSSAS VULVAS

Authors

  • Maria Cristina Simões Viviani

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v8n15p36-67

Abstract

Partindo da obra “Checkpoint” da artista birmanesa Nge Lay, este artigo tem o objetivo de abordar discussões sobre a construção cultural da vulva através da arte. Com base em uma perspectiva feminista e decolonial, cito obras que trazem a vulva como elemento central, e fazem emergir discussões acerca de seu simbolismo na contemporaneidade. Diante do padrão de corpos imposto, houve uma desnaturalização daqueles que não correspondiam ao colocado pela mídia para consumo, induzindo a um descontentamento das mulheres com sua realidade. Com isso, há uma necessidade culturalmente fabricada para a cirurgia plástica íntima, produzida como justificativa de um consumo de corpos feita por um sistema de regulação da feminilidade e do que significa ser mulher. Assim, através de trabalhos de diferentes artistas, busco trazer as pautas que atravessam a estética padronizada da anatomia feminina e que de alguma forma questionam narrativas hegemônicas. Por fim, a pesquisa tem como objetivo de que através da compreensão das disputas acerca do corpo da mulher, e de um maior repertório de imagens e representações, se democratize o entendimento de beleza de forma mais diversa e representativa.

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Author Biography

Maria Cristina Simões Viviani

Doutoranda em Antropologia pela Universidade Federal do Pará, tem como área de pesquisa arte, gênero e decolonialidade. Possui mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Sergipe. Cursou bacharelado e licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de São Paulo.

Published

2020-08-13

How to Cite

SIMÕES VIVIANI, Maria Cristina. O CHECKPOINT DE NGE LAY E A URGÊNCIA DE FALAR DE NOSSAS VULVAS. Ambivalências, São Cristóvão-SE, v. 8, n. 15, p. 36–67, 2020. DOI: 10.21665/2318-3888.v8n15p36-67. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Ambivalencias/article/view/14251. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Arte e Gênero