FESTAR E APRENDER
ETNOGRAFIA DE UMA CASA NOTURNA, NA PERSPECTIVA DE AMBIENTE EDUCATIVO, SEXUALIDADE, GÊNERO, CORPO E DIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.21665/2318-3888.v9n17p152-178Abstract
Este estudo teve como propósito investigar as pedagogias presentes nas práticas sociais relacionadas à casa noturna, denominada 1007, localizada no município de Florianópolis - SC. A balada surgiu no ano de 2009 começando a funcionar como boate e prostíbulo ao mesmo tempo. Desta forma, a casa incorpora valores e uma cultura que compartilha com seus frequentadores através de pedagogias diversas, criando assim um ethos do 1007. Este artigo se organiza da seguinte maneira: como o ambiente se estrutura, expondo todos os ambientes e espaços; caracterização do público frequentador; e a partir disso, realizou-se uma análise de como estes ambientes, estabelecimento e público produzem pedagogias, utilizando-se de discursos, performances, a cultura e valores operantes no 1007, resultando em construção de corpo, gênero e sexualidade no espaço em questão, envolvendo principalmente a comunidade LGBT+. A pesquisa foi realizada, em 2015, utilizando método da etnografia, combinada a um questionário online realizado com frequentadores da balada e uma entrevista semiestruturada com o proprietário da casa noturna e também com funcionários.
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