A PUBLICIDADE DE MODA COMO FERRAMENTA DE DESCONSTRUÇÃO DE PADRÕES ESTÉTICOS VIOLENTOS E COERCITIVOS NO PÚBLICO FEMININO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v9n17p292-327

Abstract

O uso do corpo na publicidade sempre exerceu grande poder sobre os consumidores e a compreensão histórica dessa relação é muito importante para entendermos essa influência e também o contexto da construção de padrões estéticos violentos e coercitivos. A publicidade tem papel fundamental na comunicação das marcas com seus públicos, pois é também através dela que os valores e posicionamento de marca são transmitidos. Por muito tempo a ideia do corpo perfeito e outros padrões estéticos preestabelecidos estiveram presentes em grande parte dos anúncios publicitários de moda. Todavia, atualmente diversas marcas utilizam a quebras desses padrões estéticos como principal forma estratégica de posicionamento. Através de pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso de campanhas das marcas Victoria’s Secret, Nivea, Savage X Fenty e Natura, o artigo tem por objetivo avaliar se a publicidade de moda pode desconstruir os padrões estéticos violentos e coercitivos que, de certa forma, foram difundidos por muito tempo pelas próprias marcas em suas campanhas publicitárias, criando o desejo e a necessidade dos consumidores de alcançarem a beleza ideal. Apesar de muitas marcas já procurarem reverter a visão dos corpos perfeitos, divulgando e produzindo seus anúncios sob a ótica da diversidade, talvez esteja surgindo um novo padrão de apelo comercial, mais pautado no lucro das empresas do que de fato no desejo de promoverem a inclusão dos públicos.

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Author Biographies

Gustavo Presta, UDESC

Doutorando e Mestre em Artes Visuais pela UDESC. 

Ana Paula da Silva, UNIFEBE

Graduação em Design de Moda. Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE.

Rafael Myczkowski, Instituto Federal do Paraná

Doutor em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR). 

Published

2021-08-28

How to Cite

PRESTA, Gustavo; DA SILVA, Ana Paula; MYCZKOWSKI, Rafael. A PUBLICIDADE DE MODA COMO FERRAMENTA DE DESCONSTRUÇÃO DE PADRÕES ESTÉTICOS VIOLENTOS E COERCITIVOS NO PÚBLICO FEMININO. Ambivalências, São Cristóvão-SE, v. 9, n. 17, p. 292–327, 2021. DOI: 10.21665/2318-3888.v9n17p292-327. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Ambivalencias/article/view/15797. Acesso em: 22 dec. 2024.