ENTRE GRADES: O CORPO, A DOR E O PODER

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v9n18p46-73

Abstract

Fang Lijun, um dos mais bem reputados artistas do movimento Cynical Realism, amplamente conhecido pelas suas representações de esculturas de cabeças, apresentou em Nova Iorque (2008-2009), na Galeria Arario, uma inquietante representação de esculturas de bonecos gordos e carecas enjaulados a que deu o título de 9/11. O seu trabalho denota uma posição crítica face aos sistemas de poder instituídos, nomeadamente aos modelos de vigilância. As representações do corpo são igualmente objeto de análise e reflexão, sendo o objetivo principal do presente artigo questionar acerca dos seus propósito e significados simbólicos mais recônditos. O presente estudo justifica-se pela sua originalidade face ao trabalho artístico de Lijun e às mensagens que pretende deixar ao Ocidente acerca do poder, do medo e do corpo.

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Author Biography

Natália Ramos, Universidade Aberta de Portugal

Doutorada em Psicologia pela Universidade de Paris V, Sorbonne. Professora Associada da Universidade Aberta, Departamento de Ciências Sociais e de Gestão, Lisboa, Portugal. Coordenadora Científica do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais/CEMRI/UAb.                       

Published

2022-02-15

How to Cite

LEANDRO DOS SANTOS, Anabela; RAMOS, Natália. ENTRE GRADES: O CORPO, A DOR E O PODER. Ambivalências, São Cristóvão-SE, v. 9, n. 18, p. 46–73, 2022. DOI: 10.21665/2318-3888.v9n18p46-73. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Ambivalencias/article/view/17254. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê “Nossos Corpos de Todos os Dias" (Parte 02)