O TERRITÓRIO NA PERSPECTIVA DAS DIMENSÕES SIMBÓLICAS, CULTURAIS E IDENTITÁRIAS
DOI:
https://doi.org/10.21665/2318-3888.v1n2p156-177Abstract
Este artigo é fruto de uma pesquisa cuja base metodológica ancora-se em revisões bibliográficas acerca do território, como sendo o objeto principal de análise. O objetivo foi analisar o território na perspectiva de suas dimensões simbólicas no universo da cultura, o qual se encontra também entrelaçado perfeitamente como a questão da identidade. Assim se faz necessário inserir nessas discussões o conceito de território como instrumento categórico que nos auxilia na compreensão da localização, dinâmica e aspectos da cultura dentro de uma espacialidade e suas inter-relações. Sua justificativa fundamenta-se no movimento acadêmico que há em novas reformulações do conceito de território e sua importância para o conhecimento enquanto estratégia no gerenciamento de políticas, a exemplo das políticas culturais. Assim torna-se necessário nesse jogo de aspirações, trabalhar com os conceitos de território, cultura e identidade e as dimensões que estes campos nos apresentam, e que são alvos de intensos debates por diferentes ciências para além das tônicas da ciência geográfica, ganhando assim novos contornos e trazendo em seu bojo uma complexidade e diversidade em suas múltiplas interfaces o que representa a impossibilidade de fixar uma definição, constituindo um amplo leque de diálogos e reflexões sobre o papel do território e os seus campos de investigação, como as manifestações culturais e sua significação. Como resultado, esta pesquisa buscou a compreensão do território enquanto conceito, dimensões simbólicas e suas correspondências a partir das referências analisadas, entre elas os postulados de Milton Santos e Claude Raffestin, na lógica de interpretação dos aspectos e efeitos do processo de globalização, de Hall com a questão das identidades, em Laraia as visões antropológicas, em Geertz a interpretação da cultura pelos seus significados e que nos auxilia a fugir de visões eurocêntricas.Downloads
Downloads
Published
2014-07-31
How to Cite
SOUSA, José Antônio. O TERRITÓRIO NA PERSPECTIVA DAS DIMENSÕES SIMBÓLICAS, CULTURAIS E IDENTITÁRIAS. Ambivalências, São Cristóvão-SE, v. 1, n. 2, p. 156–177, 2014. DOI: 10.21665/2318-3888.v1n2p156-177. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Ambivalencias/article/view/1875. Acesso em: 4 apr. 2025.
Issue
Section
Artigo
License
The authors grant Ambivalências magazine all copyrights relating to the published works. The concepts expressed in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.