“OS PANKARARU PAULISTANOS” UMA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA ÉTNICO-IDENTITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.21665/2318-3888.v2n4p97-123Abstract
Este trabalho pretende ampliar a compreensão a respeito do contexto de inserção de uma comunidade indígena, a saber, os Pankararu, em uma realidade social bastante antípoda em relação àquilo que o senso comum concebe como o espaço devido às sociedades indígenas. O que neste caso especificamente, é a favela do Real Parque, bairro da zona sul de São Paulo. O trabalho evidenciou a marginalização e a exclusão da cultura indígena da ordem hegemônica da vida social, e a predominância de uma visão marcada pela representação estereotipada sobre os Pankararu e sua cultura. Desafiante, portanto, quando se propõe analisar o modo de vida de uma comunidade indígena em um contexto urbano, em que têm que enfrentar condições precárias de existência e manter suas peculiaridades culturais em um ambiente bastante adverso. Em que a sociedade não indígena espera que equilibrem os elementos tradicionais de sua cultura, convivendo com as características particulares dos grandes centros urbanos. Neste sentido, quaisquer concepções, que pretendam ser, naturalizadas quanto à cultura e idealizadas em relação aos indígenas, virão a constituírem-se como equívocos conceituais significativos e a causar sérios problemas. Já que, a cultura e a tradição são conceitos distantes de algo imóvel, fechado em si mesma. Pois bem, as reflexões apresentadas, possibilitam a visualização de experiências socioculturais concretas, que os processos de recriação e afirmação identitárias ocorridos na modernidade global, necessariamente, propõem novas perspectivas para o entendimento de categorias sociais e conceituais, tais como a identidade e a cultura. Para aí então, se caracterizarem como instrumentos de luta pelo seu reconhecimento como indígenas de fato, por meio de reivindicações políticas que exigem o cumprimento de seus direitos constitucionais, e culturais diferenciados. Além ainda, de tornar bastante claro, as vastas limitações que os órgãos indigenistas do país mantêm em relação à realidade social contemporânea aqui analisada, isto é, a concentração de populações indígenas nas grandes cidades do país.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-05-09
How to Cite
MARTINS, Fábio do Espirito Santo. “OS PANKARARU PAULISTANOS” UMA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA ÉTNICO-IDENTITÁRIA. Ambivalências, São Cristóvão-SE, v. 2, n. 4, p. 97–123, 2015. DOI: 10.21665/2318-3888.v2n4p97-123. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Ambivalencias/article/view/3600. Acesso em: 22 dec. 2024.
Issue
Section
Artigo
License
The authors grant Ambivalências magazine all copyrights relating to the published works. The concepts expressed in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.