NEOLIBERALISMO, IDEOLOGIA NEOLIBERAL E REGRESSÃO DE DIREITOS:
ANÁLISE DE CINCO PEÇAS PUBLICITÁRIAS SOBRE A REFORMA TRABALHISTA DIVULGADAS PELO GOVERNO TEMER NO MICROBLOG TWITTER
DOI:
https://doi.org/10.21665/2318-3888.v10n19p331-371Resumen
O objetivo específico do presente artigo é compreender de que forma as propagandas sobre a Reforma Trabalhista, difundidas pelo governo de Michel Temer, apresentam recursos textuais e imagéticos que mobilizam o repertório ideológico do neoliberalismo. O objeto da análise consiste em uma série de cinco imagens publicitárias, publicadas na conta oficial do Twitter do governo federal, no mesmo ano em que a Reforma foi aprovada, 2017. A partir de algumas teorias sobre o neoliberalismo, elaboramos um quadro organizativo, que divide em três eixos os aspectos típicos da ideologia neoliberal: eixo primário relativo às aspirações autênticas dos “neosujeitos”; eixo secundário mobilizador da agência individual para os interesses do capital; e identidades relativas à nova ética de “estar no mundo”. A metodologia, extraída da matéria teórica, busca relacionar o arranjo da ideologia neoliberal com as imagens icônicas e simbólicas das peças publicitárias. O resultado encontrado revela que as propagandas incorporam vários elementos da ideologia neoliberal, tais como as aspirações dos indivíduos por “liberdade” e “autonomia”; no entanto, elas também se reportam a elementos que, em princípio, parecem contraditórios ao neoliberalismo, os quais prometem segurança e previsibilidade quanto ao futuro.
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