NEOLIBERALISMO, IDEOLOGIA NEOLIBERAL E REGRESSÃO DE DIREITOS:

ANÁLISE DE CINCO PEÇAS PUBLICITÁRIAS SOBRE A REFORMA TRABALHISTA DIVULGADAS PELO GOVERNO TEMER NO MICROBLOG TWITTER

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v10n19p331-371

Resumen

O objetivo específico do presente artigo é compreender de que forma as propagandas sobre a Reforma Trabalhista, difundidas pelo governo de Michel Temer, apresentam recursos textuais e imagéticos que mobilizam o repertório ideológico do neoliberalismo. O objeto da análise consiste em uma série de cinco imagens publicitárias, publicadas na conta oficial do Twitter do governo federal, no mesmo ano em que a Reforma foi aprovada, 2017. A partir de algumas teorias sobre o neoliberalismo, elaboramos um quadro organizativo, que divide em três eixos os aspectos típicos da ideologia neoliberal: eixo primário relativo às aspirações autênticas dos “neosujeitos”; eixo secundário mobilizador da agência individual para os interesses do capital; e identidades relativas à nova ética de “estar no mundo”. A metodologia, extraída da matéria teórica, busca relacionar o arranjo da ideologia neoliberal com as imagens icônicas e simbólicas das peças publicitárias. O resultado encontrado revela que as propagandas incorporam vários elementos da ideologia neoliberal, tais como as aspirações dos indivíduos por “liberdade” e “autonomia”; no entanto, elas também se reportam a elementos que, em princípio, parecem contraditórios ao neoliberalismo, os quais prometem segurança e previsibilidade quanto ao futuro.

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Biografía del autor/a

Vanessa Tavares Dias, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG

Doutora em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Paulo Morais, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Bacharel em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestre em Gestão Pública e Sociedade pela Universidade Federal de Alfenas e doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Iris Carmen Pinheiro Rodrigues, Universidade Federal de Alfenas - Unifal-MG

Mestra em Gestão Pública e Sociedade na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Graduada no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia pela mesma universidade.

Publicado

2022-09-30

Cómo citar

DIAS, Vanessa Tavares; MORAIS, Paulo; RODRIGUES, Iris Carmen Pinheiro. NEOLIBERALISMO, IDEOLOGIA NEOLIBERAL E REGRESSÃO DE DIREITOS:: ANÁLISE DE CINCO PEÇAS PUBLICITÁRIAS SOBRE A REFORMA TRABALHISTA DIVULGADAS PELO GOVERNO TEMER NO MICROBLOG TWITTER . Ambivalências, São Cristóvão-SE, v. 10, n. 19, p. 331–371, 2022. DOI: 10.21665/2318-3888.v10n19p331-371. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Ambivalencias/article/view/17400. Acesso em: 22 dic. 2024.