FAZENDO TERRITÓRIO A PARTIR DO CORPO

A IMIGRAÇÃO EM TAPACHULA DESDE UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO

Autores/as

  • Julia Ferreira Scavitti Universidad Autonoma de San Luis Potosí/doutoranda
  • Ramón Alejandro Montoya Universidad Autónoma de San Luis Potosí

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v10n19p72-108

Resumen

Esse trabalho é parte de uma pesquisa de doutorado sobre imigrações no Brasil e no México iniciado em 2020. Seu objetivo é, a partir do trabalho de campo qualitativo realizado em 2021 e em experiências prévias dos autores, discutir a corporalidade e subjetividade das imigrações, desde uma perspectiva de gênero e feminista, propondo pensar os direitos da imigração como ligados ao corpo-território que representa a pessoa imigrante. O objetivo atende, ademais, ao compromisso ético dos pesquisadores com relação aos direitos humanos das pessoas imigrantes, tão sistematicamente violados como se percebe nesse campo de estudo, justificando-se pela necessidade de evidenciar as vozes e reivindicações da imigração. A metodologia de trabalho envolvida foi do tipo qualitativa com realização de etnografias, entrevistas, observação participante, bem como revisão bibliográfica e participação constante em espaços de divulgação e troca entre pares. É, sobretudo, um exercício de escuta e aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Julia Ferreira Scavitti, Universidad Autonoma de San Luis Potosí/doutoranda

Graduada em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) tendo sido bolsista Capes e desenvolvido pesquisa no campo dos estudos migratórios e das relações de trabalho contemporâneas, discutindo trabalho escravo contemporâneo, precarização e superexploração do trabalho a partir da migração da costura na cidade de São Paulo. Foi professora de sociologia da rede pública de ensino. Atualmente, cursa graduação em pedagogia pela Unicsul e é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Latino-americanos em território, cultura e sociedade pela Universidad Autónoma de San Luis Potosí, na cidade de San Luis Potosí, no México.

Ramón Alejandro Montoya, Universidad Autónoma de San Luis Potosí

Doutorado em História pela Universidad de Montreal. Professor na Universidad Autónoma de San Luis Potosí.

Publicado

2022-09-30

Cómo citar

FERREIRA SCAVITTI, Julia; MONTOYA, Ramón Alejandro. FAZENDO TERRITÓRIO A PARTIR DO CORPO: A IMIGRAÇÃO EM TAPACHULA DESDE UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO. Ambivalências, São Cristóvão-SE, v. 10, n. 19, p. 72–108, 2022. DOI: 10.21665/2318-3888.v10n19p72-108. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Ambivalencias/article/view/17844. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Migrações: corpo, gênero e sexualidade"