Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir:

    • O autor principal do texto deverá ter formação em nível de doutorado. Deverá ter cadastrado e atualizado o Currículo Lattes e seu registro ORCID.
    • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
    • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
    • Declaração de Conflitos de Interesses deve ser incluída em “Comentários ao editor”. Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que não são completamente aparentes, mas que podem influenciar seus julgamentos sobre o que é publicado. O conflito de interesses pode ser de ordem pessoal, comercial, político, acadêmico ou financeiro. Os interesses financeiros podem incluir: emprego, consultorias, honorários, atestado de especialista, concessões ou patentes recebidas ou pendentes, royalties, fundos de pesquisa, propriedade compartilhada, pagamento por palestras ou viagens, consultorias de apoio de empresas para pessoal.
    • Quando os autores submetem um artigo, devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa.
    • O autor está ciente que os artigos encaminhados, na hipótese de aprovação, poderão ser publicados nos próximos números da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura, mantendo sua disponibilidade ou informando sua desistência com antecipação.
    • As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
    • O autor aceitará impreterivelmente a licença Creative Commons <https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/>, atribuída individualmente ao seu artigo, concordando com tal condição ao candidatar-se à publicação na Revista Cajueiro.

  • O arquivo da submissão deverá estar salvo em formato DOC ou DOCX.
  • URLs para as referências serão informadas quando necessário.
  • O texto usa uma fonte de 12-pontos;  as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Os textos devem ser ARTIGOS ORIGINAIS (INÉDITOS) ou ARTIGOS DE REVISÃO (INÉDITOS). Os trabalhos deverão ser redigidos em linguagem técnica, com extensão mínima de 10 páginas e, no máximo 15 páginas. O Conselho Editorial se reserva o direito de não publicar os trabalhos que não observem os referidos parâmetros. As Resenhas de Livros não poderão exceder o limite de 10 páginas. Os trabalhos serão submetidos para a apreciação do Conselho Editorial da Revista que, mediante prévio parecer do Conselho Consultivo, acatará ou não a publicação, através do sistema de avaliação por pares, double blind review, avaliação cega (SENDO QUE O PRAZO MÁXIMO PARA AVALIAÇÃO É DE 90 DIAS - a contar da data de submissão do texto).  A decisão será comunicada, via e-mail para os autores. Os artigos serão examinados pelos membros da comissão científica ou conselheiros ad hoc, levando-se em consideração os seguintes critérios: a) relevância científica; b) originalidade do trabalho na produção brasileira e internacional; c) fundamentação teórica e prática; d) ênfase no caráter crítico e na missão editorial do periódico;  e) precisão técnico-científica do conteúdo apresentado. Cada texto receberá um parecer contendo as seguintes recomendações: a) indicar para publicação; b) indicar para publicação, desde que efetuadas as revisões indicadas; c) negar a publicação. Cada trabalho será examinado por três diferentes pareceristas. Os critérios que embasarão a análise serão: a) relevância científica, b) originalidade, c) concisão e clareza nos textos apresentados. As informações e conceitos emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores. O periódico terá periodicidade semestral. Os trabalhos deverão ser entregues, exclusivamente, em via eletrônica, no campo específico do site, sob pena de o trabalho não ser aceito para análise. Em caso de textos, cujo objeto da pesquisa pressuponha a necessidade de aprovação pelo "Comitê de Ética", este será considerado quesito essencial, deve haver primeiramente tal submissão como condição de avaliação de respectivo texto, sendo certo que não havendo tal aprovação o mesmo ficará absolutamente prejudicado, sendo impedida sua tramitação no processo de avaliação.

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