O projeto gráfico do objeto-livro na cultura editorial
Palavras-chave:
História do Livro, Projeto Gráfico, EditoraçãoResumo
Ensaio desenvolvido sob o contexto da história universal e local do livro, o qual teve por objetivo principal delimitar aspectos do projeto gráfico de um livro que possam ter propiciado à cultura editorial na história social da comunicação humana. Adentra em quais são os aspectos do design bibliográfico. Conclui que no mundo contemporâneo o público-leitor se torna a cada dia mais exigente diante da diversidade de linguagens que são expostas e que impregnam seu
repertório imagético. Identifica que o profissional que atua na área do design editorial do século XXI deve estar atento as mudanças culturais da prática de leitura e na produção gráfica executada com softwares e com o uso da Internet, como fonte quase infinita de informação, o designer pode optar por não simplesmente escolher e empenhar-se em produzir os constructos gráficos; tornando-se, assim, além do gestor, de como o conteúdo será representado, um
produtor gráfico que não abdica de propor com personalidade cultural e artística.
Downloads
Referências
ABREU, Márcia. Duzentos anos: os primeiros livros brasileiros (p. 41-65). In: BRAGANÇA, Aníbal; ABREU, Márcia (ORG.). Impressos no Brasil: dois séculos de livros brasileiros. São Paulo: Editora Unesp, 2010.
BRAGANÇA, Aníbal. Rei do Livro: Francisco Alves na história do livro e da leitura no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.
CARDOSO, Rafael (org.). Impressos no Brasil, 1008-1930: destaques da história gráfica no acervo da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: Verso Brasil, 2009.
LIMA, Edna Lúcia Cunha Lima; FERREIRA, Márcia Christina. Santa Rosa: um designer a serviço da literatura (p. 197- 232). In. CARDOSO, Rafael (org.). O Design brasileiro antes do Design: aspectos da história gráfica, 1870-1960. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
LEÓN-PORTILLA, Miguel. Códice: os antigos livros do novo mundo. Tradução de Carla Carbone. Revisão técnica de Eduardo Natalino dos Santos. Florianópolis: Editora da UFSC, 2012.
LYONS, Martyn. Livro: uma história viva. 1° Ed. Tradução de Luís Carlos Borges. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2011.
MACHADO, Ubiratan. A capa do livro Brasileiro: 1820-1950. Cotia, SP: Ateliê Editorial; São Paulo: SESI-SP Editora, 2017.
MEGGS, Philip B. História do Design Gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
RUBIM, Antonio Albino Canelas. A contemporaneidade como idade mídia. Disponível em: www.scielo.br/ pdf/icse/v4n7/03.pdf. Acessado em: 20 de mai. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais, dos artigos publicados na Revista, são do autor e da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura, com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com os princípios do sistema de acesso aberto do Creative Commons.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution coletiva para a Revista Cajueiro e individual para cada artigo nela publicado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).