Um gênio da matemática se debruça sobre a Informação, Comunicações e Artes: Osvaldo Sangiorgi
Palavras-chave:
Osvaldo Sangiorgi, Cibernética Pedagógica, Teoria da InformaçãoResumo
Homenagem ao pesquisador Osvaldo Sangiorgi, matemático, pedagogo, linguista, ciberneticista, comunicólogo, um dos introdutores do movimento escolanovista no Brasil, descreve aspectos biográficos, com ênfase na produção em Ciência da Informação. Pioneiro na discussão da teoria da Ciência da Informação na academia brasileira, a partir da abordagem de Harold Borko, influenciou gerações de pesquisadores brasileiros e alterou a estrutura da
graduação e pós-graduação no campo da Comunicação e Informação. Em toda a sua produção, enfatizou a importância da Arte e a superioridade do elemento humano sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Também será lembrado como um docente com especial talento didático, compartilhamento metodológico, introdução de recursos didático-pedagógicos
e aplicações tecnológicas nos ambientes educacionais e informacionais do ensino universitário, assim como na veiculação de mídias e conteúdos de disseminação da informação científica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais, dos artigos publicados na Revista, são do autor e da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura, com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com os princípios do sistema de acesso aberto do Creative Commons.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution coletiva para a Revista Cajueiro e individual para cada artigo nela publicado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).