Entre a vida e a morte
apropriação da linguagem dos quadrinhos e o tema do suicídio em W: Two Worlds
Palavras-chave:
Quadrinhos coeranos, Novelas coreanas, Formação do Leitor na CoreiaResumo
A obra W: Two Worlds, se descortina como bem cultural híbrido, criado nas mídias k-drama e manhwas, em intersemiose e dialogicidade dos enredos. O k-drama é um formato de programa criado para televisão, enquanto os manhwas são as histórias em quadrinhos coreanas. W: Two Worlds é um exemplo ímpar de hibridação, pois não apenas se apropria de alguns aspectos da linguagem dos quadrinhos, mas também, em muitos momentos, insere os quadrinhos na narrativa central. Dos efeitos especiais, que transformam páginas de quadrinhos em cenas “reais”, personagens de quadrinhos em personagens “reais”, aos debates entre os
personagens acerca das regras e variáveis do mundo do manhwa, W: Two Worlds inova, ao colocar em cena a própria lógica do trabalho criativo dos autores de quadrinhos. Desse modo, este bem cultural se apresenta como mediador de leitura, não apenas pelos efeitos de animação de animação, mas a inserção do manhwa no k-drama. Esse encontro de linguagens e mídias pode ainda ser observado em outras produções e mostra como a influência da literatura ocidental está presente e se mistura com as narrativas do leste asiático.
Downloads
Referências
suicidio.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 21 ago. 2020.
BARBIERI, D. As linguagens dos quadrinhos. São Paulo: Peirópolis, 2017, p. 179.
BARBOSA, J. Ação publicitária reduz em 85% o número de suicídios em ponte na Coréia. Hypeness, 2013. Disponível em: https://www.hypeness.com.br/2013/07/acao-publicitaria-reduz-a-quantidade-de-suicidios-em-uma-ponte-na-coreia-do-sul/. Acesso em: 21 ago. 2020.
BURKE, P. Hibridismo Cultural. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2003.
CAMPBELL, J. O poder do mito - 1904-1987. São Paulo: Palas Athena, 1990.
CHARTIER, R. A História Cultural entre práticas e representações. 2. ed. Lisboa: Difel,1988.
CHARTIER, R. A história ou a leitura do tempo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
FERREIRA, R. de S. S.; ALMEIDA, M. A. de. O uso do espaço em ciber-narrativas: uma análise da obra o diário de Virgínia. Verbo de minas, Juiz de Fora, v. 20, n. 35, p. 19-35, 2019. Disponível em: https://seer.cesjf.br/index.php/verboDeMinas/article/view/1947. Acesso em: 24 ago. 2020.
G1 GLOBO. Seul instala sistema para evitar suicídios em pontes. G1, 2013. Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/01/seul-instala-sistema-para-evitar-suicidios-em-pontes.html. Acesso em: 21 ago. 2020.
JU-NIVERSE; LEE CHAE. W: Two Worlds. [Seul]: Kenaz, 2020.
MADUREIRA, A. V. A. C.; MONTEIRO, D. de S. M.; URBANO, K. C. L. Fãs, mediação e cultura midiática: dramas asiáticos no Brasil. In: I Jornada Internacional GEMInIS –
Entretenimento Transmídia. 1, Anais [...], Universidade Federal de São Carlos (UFCar), 2014, p. 1-16. Disponível em: encurtador.com.br/tBCHR. Acesso em: 23 ago. 2020.
MAIA, M. Medo. In: 18º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas Transversalidades nas Artes Visuais. 18., Anais [...], Salvador, 2009, p. 974-982. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2009/pdf/cpa/mariana_maia_da_silva.pdf. Acesso em: 8 ago. 2020.
MIH-NYAN. W. Two Worlds: E se seu 2D favorito se tornasse real?. Site Shiritori. 2017. Disponível em: https://shiritorii.wordpress.com/2017/09/17/w-two-worlds-e-se-seu-2d-favorito-se-tornasse-real/. Acesso em: 28 dez. 2022.
PARK, J. 'Itaewon Class' success reflects thriving webtoon market. Koreatimes, 2020. Disponível em: http://www.koreatimes.co.kr/www/art/2020/07/688_286372.html. Acesso em 2 ago. 2020.
POSTEMA, B. Estrutura Narrativa nos quadrinhos: construindo sentido a partir de fragmentos. São Paulo: Peirópolis, 2018.
REBLIN, I. A. Os super-heróis e a jornada humana: uma incursão pela cultura e pela religião. In: VIANA, N.; REBLIN, I. A. Super-heróis, cultura e sociedade: aproximações
multidisciplinares sobre o mundo dos quadrinhos. Aparecida: Ideias & Letras, 2011.
REVISTAKOREAIN. [Setembro Amarelo] Coreia do Sul e estatísticas que assustam. Revistakoreain, 2016. Disponível em: http://revistakoreain.com.br/2016/09/setembro-
amarelo-coreia-do-sul-e-estatisticas-que-assustam/. Acesso em: 21 ago. 2020.
SPARSBROD, S. Alcoolismo na Coreia – um problema social e de saúde. Koreapost, 2016. Disponível em: https://www.koreapost.com.br/coreia-na-real/7699/. Acesso em: 22 ago. 2020.
W: TWO WORLDS (TELENOVELA). In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=W_(telenovela)&oldid=62416209>. Acesso em: 01 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais, dos artigos publicados na Revista, são do autor e da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura, com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com os princípios do sistema de acesso aberto do Creative Commons.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution coletiva para a Revista Cajueiro e individual para cada artigo nela publicado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).