Guerras Culturais:
uma tipificação dos debates nas mídias sociais
Palavras-chave:
cultura digital, histórias em quadrinhos, guerras culturaisResumo
O objetivo deste artigo é analisar, a partir do levantamento seletivo de narrativas sequenciais gráficas, casos debatidos publicamente de produtos culturais envolvendo temas como política, violência e identidade, sejam esses produtos histórias em quadrinhos, tirinhas ou desenhos animados, e verificar como a polêmica da discussão está estruturado no contexto da cultura digital. Exemplos incluem uma obra do cartunista Laerte, um caso envolvendo a revista Turma da Mônica Jovem e os cartoons da revista The New Yorker na época das Olimpíadas do Rio em 2016. A análise baseia-se em pesquisa documental e bibliográfica, tendo como referencial teórico os trabalhos de Manuel Castells (2001) sobre internet, Frédérick Martel sobre as perspectivas e fragmentação da rede, Henry Jenkins (2009 e 2014) sobre cultura e engajamento digital , Paulo Ramos (2010) e Daniele Barbieri (2017) com a tipologia dos quadrinhos, John B. Thompson (2000) que teorizou o escândalo político, e o crítico Robert Hughes (1993) que desenvolveu uma análise da “cultura da reclamação”. Este artigo se propõe a ser útil para futuras pesquisas sobre a relação entre mídias sociais e produção cultural.
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