Iniciação científica e hqs na educação básica:

relato de uma combinação possível

Autores

  • Adriano Braga Bressan Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos - NuPeQ
  • Nataniel dos Santos Gomes Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Palavras-chave:

iniciação científica, histórias em quadrinhos, educação básica

Resumo

A discussão acerca da Iniciação Científica na Educação Básica traz à tona as dificuldades em realizar um ensino baseado em pesquisa acadêmica e o envolvimento dos jovens na produção de projetos. Neste caso específico, demonstrar-se-á um caso em que o mesmo aluno, com sua carreira estudantil referente ao Ensino Fundamental 2 na mesma instituição de ensino, passou
pelas aulas, que eram obrigatórias e faziam parte da grade curricular, do sétimo ao nono ano, optando pelas diferentes áreas de escrita e temáticas de seu gosto pessoal no transcorrer de cada ano em si. Ao passar pela possibilidade de pesquisa envolvendo HQs, estudou o conceito da “A jornada do herói”, de Joseph Campbell; teve acesso a livros, como “Super-heróis e a filosofia”,
de Matt Morris e Tom Morris, e, por fim, traçou um paralelo entre a figura dos heróis da DC Comics na obra “Crise Final”, de Grant Morrison, e Aquiles, na “Ilíada”, de Homero. Os resultados foram positivos e além da premiação recebida nas diferentes feiras científicas, como bolsas do CNPq e o desenvolvimento da leitura e do pensamento crítico, que se provou necessário a todos que estão inseridos no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Braga Bressan, Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos - NuPeQ

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Membro do Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ) e da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS). Professor efetivo das redes municipal e estadual de ensino no estado de Mato Grosso do Sul. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-2701-4723. LATTES ID: http://lattes.CNPq.br/1596429793425330. E-mail: adrianobressan@gmail.com.

Nataniel dos Santos Gomes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-3911-1552. LATTES ID:
http://lattes.CNPq.br/6180920530799182. E-mail: nataniel@uems.br

Referências

BRESSAN, A. B. MORAES, L. E. F. Análise comparativa da figura do herói exposta pelos livros Crise Final, da DC Comics, e Ilíada, de Homero. In: XIII Jornada Nacional de Linguística e Filologia de Língua Portuguesa. 13., Anais [...]. Campo Grande, 2019.

CAMPBELL, J. O herói de mil faces. São Paulo: Cultrix, 1995.

CAGNIN, A. L. Os quadrinhos: um estudo abrangente da arte sequencial: linguagem e semiótica. 1. ed. São Paulo: Criativo, 2014.

CIRNE, M. A linguagem dos quadrinhos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1971.

DAMBROVSKI, E. Mitologia grega: uma analise a partir de histórias em quadrinhos. Dia a dia educação, 2013. Disponível em:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde20132013_unicentro_hist_artigo_elenita_dambrovski.pdf. Acesso em: 12 out. 2021.

ECO, U. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 2015.

HOMERO. Ilíada. 2 ed. São Paulo: Martin Claret, 2008.

KNOWLES, C. Nossos deuses são super-heróis. A história secreta dos super-heróis dos quadrinhos. São Paulo: Cultrix, 2008.

LOPES, R. D. FEBRACE: Inspirando e despertando futuros líderes. São Paulo: USP, 2019.

MORRISON, G. Crise Final, DC Comics. São Paulo: Panini Books. 2008

OVIGLI, D. F. B. Iniciação Científica na Educação Básica: uma atividade mais do que necessária. Revista Brasileira de Iniciação Científica, v. 1, n. 1, p. 01-13, maio 2014.

PIAGET, J. Epistemologia Genética. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. OMS, 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4. Acesso em: 8 out. 2020.

WATTERSON, B. Calvin e Haroldo. São Paulo: Best News, 1991

Downloads

Publicado

2023-10-13

Como Citar

Bressan, A. B., & Gomes, N. dos S. (2023). Iniciação científica e hqs na educação básica:: relato de uma combinação possível. Revista Cajueiro: Ciência Da Informação E Cultura Da Leitura, 4(2), 159–194. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/19788