Iniciação científica e hqs na educação básica:
relato de uma combinação possível
Palavras-chave:
iniciação científica, histórias em quadrinhos, educação básicaResumo
A discussão acerca da Iniciação Científica na Educação Básica traz à tona as dificuldades em realizar um ensino baseado em pesquisa acadêmica e o envolvimento dos jovens na produção de projetos. Neste caso específico, demonstrar-se-á um caso em que o mesmo aluno, com sua carreira estudantil referente ao Ensino Fundamental 2 na mesma instituição de ensino, passou
pelas aulas, que eram obrigatórias e faziam parte da grade curricular, do sétimo ao nono ano, optando pelas diferentes áreas de escrita e temáticas de seu gosto pessoal no transcorrer de cada ano em si. Ao passar pela possibilidade de pesquisa envolvendo HQs, estudou o conceito da “A jornada do herói”, de Joseph Campbell; teve acesso a livros, como “Super-heróis e a filosofia”,
de Matt Morris e Tom Morris, e, por fim, traçou um paralelo entre a figura dos heróis da DC Comics na obra “Crise Final”, de Grant Morrison, e Aquiles, na “Ilíada”, de Homero. Os resultados foram positivos e além da premiação recebida nas diferentes feiras científicas, como bolsas do CNPq e o desenvolvimento da leitura e do pensamento crítico, que se provou necessário a todos que estão inseridos no contexto escolar.
Downloads
Referências
BRESSAN, A. B. MORAES, L. E. F. Análise comparativa da figura do herói exposta pelos livros Crise Final, da DC Comics, e Ilíada, de Homero. In: XIII Jornada Nacional de Linguística e Filologia de Língua Portuguesa. 13., Anais [...]. Campo Grande, 2019.
CAMPBELL, J. O herói de mil faces. São Paulo: Cultrix, 1995.
CAGNIN, A. L. Os quadrinhos: um estudo abrangente da arte sequencial: linguagem e semiótica. 1. ed. São Paulo: Criativo, 2014.
CIRNE, M. A linguagem dos quadrinhos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1971.
DAMBROVSKI, E. Mitologia grega: uma analise a partir de histórias em quadrinhos. Dia a dia educação, 2013. Disponível em:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde20132013_unicentro_hist_artigo_elenita_dambrovski.pdf. Acesso em: 12 out. 2021.
ECO, U. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 2015.
HOMERO. Ilíada. 2 ed. São Paulo: Martin Claret, 2008.
KNOWLES, C. Nossos deuses são super-heróis. A história secreta dos super-heróis dos quadrinhos. São Paulo: Cultrix, 2008.
LOPES, R. D. FEBRACE: Inspirando e despertando futuros líderes. São Paulo: USP, 2019.
MORRISON, G. Crise Final, DC Comics. São Paulo: Panini Books. 2008
OVIGLI, D. F. B. Iniciação Científica na Educação Básica: uma atividade mais do que necessária. Revista Brasileira de Iniciação Científica, v. 1, n. 1, p. 01-13, maio 2014.
PIAGET, J. Epistemologia Genética. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. OMS, 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4. Acesso em: 8 out. 2020.
WATTERSON, B. Calvin e Haroldo. São Paulo: Best News, 1991
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais, dos artigos publicados na Revista, são do autor e da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura, com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com os princípios do sistema de acesso aberto do Creative Commons.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution coletiva para a Revista Cajueiro e individual para cada artigo nela publicado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).