A pós-graduação stricto sensu no Brasil:

o papel do CNPq, da CAPES e do IBICT

Autores

  • Silvio Marcos Dias Santos Instituto Federal do Paraná - IFPR
  • Janiara de Lima Medeiros Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Elisabete Gonçalves de Souza Universidade Federal Fluminense - UFF

Palavras-chave:

Pós-graduação Stricto Sensu no Brasil, Comunidades de Informação, Ciência da Informação no Brasil

Resumo

O presente artigo resgata aspectos da história da pós-graduação no Brasil, focando de modo especial na formação stricto sensu. O objetivo principal é o estudo e perfilamento da comunidade científica brasileira, para criar condições de discussão a respeito do perfil de comunidade de usuários da informação científica e tecnológica no Brasil. Destaca a criação do CNPq, da CAPES e do IBBD/IBICT, órgãos responsáveis pelo apoio financeiro e pela difusão e preservação da produção científica brasileira. Conclui que a disseminação do conhecimento científico e tecnológico, por meio do estabelecimento de unidades de informação nos diferentes ambientes sociais, com a presença do profissional bibliotecário, apoia o desenvolvimento equânime da comunidade científica no Brasil.

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Biografia do Autor

Silvio Marcos Dias Santos, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (2022). Faz parte do corpo efetivo do Instituto Federal do Paraná, Campus Avançado Coronel Vivida, exercendo a função de Bibliotecário-Documentalista. Lattes ID: http://lattes.CNPq.br/0008304260976771. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-2448-7824. E-mail: silviosantos@id.uff.br

Janiara de Lima Medeiros, Universidade Federal Fluminense - UFF

Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2020). Docente da Universidade Federal
Fluminense (UFF). LATTES ID: http://lattes.CNPq.br/3544078470911638. ORCID ID: https://orcid.org/0009-
0005-8610-4728. E-mail jani.medeiros.educacao@gmail.com


Elisabete Gonçalves de Souza, Universidade Federal Fluminense - UFF


Doutora (2012) em História e Filosofia da Educação Brasileira pela Universidade Estadual de Campinas.
Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFF. LATTES ID:
http://lattes.CNPq.br/3215827675996848. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0001-9707-6017. E-mail
elisabetegs@id.uff.br.

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Publicado

2023-10-13

Como Citar

Santos, S. M. D., Medeiros, J. de L., & Souza, E. G. de. (2023). A pós-graduação stricto sensu no Brasil:: o papel do CNPq, da CAPES e do IBICT. Revista Cajueiro: Ciência Da Informação E Cultura Da Leitura, 4(2), 239–282. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/19790