ANÁLISE DAS HQS NORTISTAS:
A REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO NOS QUADRINHOS AMAPAENSES
Palavras-chave:
Quadrinhos, Amazônia, Decolonial, Gênero.Resumo
O projeto de pesquisa apresenta quadrinhos amazônicos que exploram as vivências e as imaginações locais, de uma perspectiva decolonial e de gênero, em uma análise e apresentação das produções de importantes autores Amazônidas e amapaenses e das artistas Natalia Muniz e Thai Rodrigues.
Downloads
Referências
ANGELIM, J. A Nona Arte na Amazônia. 9ª Arte, São Paulo, v. 7, n. 1-2, p. 73-83, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/157289. Acesso em: MAR/2024.
AIDAIR, Laura. História em Quadrinhos. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/historia-em-quadrinhos> Acesso em: MAR/2024.
ARAÚJO, Sônia; CORDEIRO, Albert. Entre a colonialidade e a decolonialidade: Memórias docentes na educação básica da Amazônia brasileira. 2023. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1984-0411.85819> Acesso em: ABR/2024.
CATUNDA, Márcia Antônia Dias. AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO INCENTIVO À LEITURA NAS CRIANÇAS: A REALIDADE EM ALGUMAS ESCOLAS DE FORTALEZA. Fortaleza, 2013.
CHAGAS, Marco Antonio, FILOCREÃO, Antonio Sérgio Monteiro. CENÁRIOS DE DESENVOLVIMENTO PARA O AMAPÁ 2020-2050. REVISTA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, p. 158, 2019. Disponível em: <https://www2.unifap.br/ppgdas/files/2024/03/adminArtigo332019VF.pdf> Acesso em: ABR/2024.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais / organização e apresentação Heloisa Buarque de Hollanda; autoras Adriana Varejão ... [et al.]. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.
LUGONES, María. Estudos Feministas: Rumo a um Feminismo Descolonial. n. 4. Florianópolis: Revista Hypatia, 2014.
MASCARENHAS, Suely Aparecida do Nascimento, SILVA, Adan Renê Pereira da. IMPLICAÇÕES DO PENSAMENTO DECOLONIAL PARA A EDUCAÇÃO AMAZÔNICA. Revista Multidebates, v.2, n.2 Palmas-TO, 2018.
OLIVEIRA, Ivan Carlo Andrade de.; MOURA, Matheus; SENRA, Rafael (Orgs). A linguagem dos quadrinhos. Macapá: Cipó, 2020.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad de poder, eurocentrismo y América Latina. In: Colonialidade del Saber, Eurocentrismo y Ciencias Sociales. 201-246. CLACSO-UNESCO, 2014, Buenos Aires.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais, dos artigos publicados na Revista, são do autor e da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura, com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com os princípios do sistema de acesso aberto do Creative Commons.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution coletiva para a Revista Cajueiro e individual para cada artigo nela publicado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
