Chamada para Artigos: Dossiê “História Pública, Mídias Digitais e Perspectivas para o Ensino de História”

2024-09-11

Sobre o Dossiê

A História Pública, especialmente através das mídias digitais, tem ampliado suas fronteiras, oferecendo novas interfaces e experiências que vão além das tradicionais práticas universitárias. Instituições e laboratórios de pesquisa têm liderado o desenvolvimento de atividades inovadoras, incorporando tecnologias digitais com objetivo de tornar o ensino de História mais acessível e envolvente para o público em geral. Essas iniciativas não apenas promovem a difusão do conhecimento histórico, mas também fortalecem a interação entre a academia e o público, facilitando a compreensão e valorização da História.

Na era digital, a cultura digital contemporânea, quando aliada à história pública digital, oferece novas possibilidades para a formação de historiadores-docentes, que se tornam protagonistas na criação de métodos pedagógicos que dialogam com as demandas atuais. Este dossiê visa congregar trabalhos que reflitam sobre essas experiências, explorando os limites e as possibilidades da integração entre tecnologia e ensino de História. O objetivo é investigar como essas práticas podem ser adaptadas para diferentes públicos, contribuindo para a formação de uma sociedade mais consciente e informada sobre sua história.

Temas para Submissão de Artigos

Os artigos submetidos podem abordar, entre outros, os seguintes temas:

- Ensino de História e usos de tecnologias

- Produtos históricos digitais

- A presença dos historiadores nas redes sociais

- Formação de Professores de História e mídias digitais

- Experiências com mídias no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (RP)

- Podcasts e Vodcasts voltados para a História

Informações para Autores

Os interessados em submeter artigos para este dossiê devem enviar seus textos até o dia 15 de novembro de 2024. A publicação do dossiê está prevista para dezembro de 2024. Os artigos devem ser submetidos através da aba de submissões no site da revista Horizontes Históricos, e também enviados diretamente para o e-mail hhrevista@gmail.com. No campo de assunto do e-mail, favor indicar que se trata de um artigo para o dossiê.

Estamos ansiosos para receber as suas contribuições e enriquecer o debate sobre as novas perspectivas para o ensino de História na era digital.