Edições anteriores
-
HORIZONTES HISTÓRICOS
v. 6 n. 1 (2023)A mais nova edição da Revista Horizontes Históricos marca um novo momento de nossa revista discente. Nossa sexta edição, que conta com vinte e cinco artigos cuidadosamente organizados, juntamente a uma resenha igualmente importante, é a nossa maior edição publicada até agora. Isso só foi possível graças ao enorme esforço de nossos integrantes que, juntamente aos nossos colaboradores, buscaram contribuir para a produção acadêmica em nosso país.
Esta edição oferece uma rica junção de assuntos tratados acerca do que há de mais recente em reflexões na produção acadêmica historiográfica nacional. Os contribuintes da edição, pesquisadores e pesquisadoras do Brasil, se unem para apresentar uma série de assuntos que partem de contribuições do presente e questionamentos sobre o passado na produção de ciências humanas em nosso país. Explorando uma gama abrangente de assuntos, nestes artigos tivemos interpretações e pesquisas que abrangem desde arquitetura até campesinato, educação, espaço, gênero, imprensa, identidade, literatura, psicologia, poder e política. A força destas discussões localiza-se na diversidade de ideias, cujas argumentações partem de diversos lugares de fala de nosso Brasil.
Como testemunhas da constante atualização da pesquisa histórica, gostaríamos de agradecer sinceramente aos dedicados pesquisadores, pesquisadoras, pareceristas, revisores e à toda equipe editorial que tornaram esta edição possível. Temos a esperança que esta edição estimule novas análises e inspire novos diálogos dentro e fora da comunidade acadêmica.
Convidamos todos a explorar as páginas deste sexto número da Revista Horizontes Históricos, e desejamos que mergulhem em uma série de reflexões que nos desafiam a ampliar constantemente os horizontes históricos e intelectuais. Tenham uma ótima leitura! -
HORIZONTES HISTÓRICOS
v. 7 n. 2 (2023)Nossa última edição de 2023, representa um marco significativo para a Revista discente Horizontes Históricos. A sétima edição, que conta com treze artigos cuidadosamente organizados só foi possível graças ao enorme esforço de nossos integrantes que, juntamente aos nossos colaboradores, buscaram contribuir para a produção acadêmica em nosso país.
Esta edição oferece uma rica junção de assuntos tratados acerca do que há de mais recente em reflexões na produção acadêmica historiográfica nacional. Os contribuintes da edição, pesquisadores e pesquisadoras do Brasil, se unem para apresentar uma série de assuntos que partem de contribuições do presente e questionamentos sobre o passado na produção de ciências humanas em nosso país. Explorando uma gama abrangente de assuntos, nestes artigos tivemos interpretações e pesquisas que abrangem desde os monumentos históricos no pós-colonial até arquitetura palaciana na cidade de Belém/PA; além da análise do partido trabalhista brasileiro na Bahia e o processo de unidade política do Maranhão; a importância das biografias e do cinema para o ensino de História; pesquisas sobre violência e hidrarquia, e a ênfase nos estudos quilombolas e homossexuais para a historiografia brasileira. A força destas discussões localiza-se na diversidade de ideias, cujas argumentações partem de diversos lugares de fala de nosso Brasil.
Como testemunhas da constante atualização da pesquisa histórica, gostaríamos de agradecer sinceramente aos dedicados pesquisadores, pesquisadoras, pareceristas, revisores e à toda equipe editorial que tornaram esta edição possível. Temos a esperança que esta edição estimule novas análises e inspire novos diálogos dentro e fora da comunidade acadêmica.
Convidamos todos a explorar as páginas deste sétimo número da Revista Horizontes Históricos, e desejamos que mergulhem em uma série de reflexões que nos desafiam a ampliar constantemente os horizontes históricos e intelectuais. Tenham uma ótima leitura!
Equipe Horizontes Históricos.
-
HORIZONTES HISTÓRICOS
v. 8 n. 1 (2024)É com grande satisfação que apresentamos a oitava edição da Revista Horizontes Históricos. Nesta edição, trazemos uma variedade de temas que refletem a riqueza e a diversidade da pesquisa histórica contemporânea. Seus artigos abordam questões cruciais e inovadoras, contribuindo para o aprofundamento do conhecimento histórico e o debate acadêmico.
Entre os temas explorados, destacam-se as análises sobre processos de independência nas Américas, com ênfase na participação dos povos originários e africanos. Outro tema relevante é a discussão sobre a Idade Contemporânea, focando em doutrinas, nacionalismos e revoluções do século XIX. Abordamos também o Brasil Imperial e seu processo de independência, com uma perspectiva crítica sobre o papel da escravidão.
A perspectiva global dos abolicionismos é outra linha de investigação presente nesta edição, proporcionando uma visão comparativa dos movimentos abolicionistas ao redor do mundo. Também incluímos estudos sobre os reinos africanos e os impactos do tráfico atlântico, oferecendo novas interpretações e abordagens sobre esse período crucial da história africana. Adicionalmente, exploramos o patrimônio cultural e a história de Sergipe, contribuindo para o reconhecimento e a valorização das culturas locais. O imperialismo e o colonialismo são tratados em profundidade, assim como a Primavera Árabe, proporcionando uma análise atualizada e crítica desses eventos.
Convidamos todos os leitores a mergulharem nessas fascinantes investigações e reflexões. Esta edição é fruto do trabalho dedicado de nossos autores, cuja excelência e compromisso com a pesquisa histórica são dignos de aplauso.
Agradecemos profundamente aos autores, pareceristas e à equipe técnica da revista pelo empenho e dedicação que tornaram possível a publicação desta edição. Sem o esforço conjunto de todos, a Horizontes Históricos não alcançaria o alto nível de qualidade acadêmica que almejamos.
Desejamos a todos uma leitura proveitosa e inspiradora.
Equipe Horizontes Históricos.