v. 7 n. 2 (2023): v. 7 n. 2 (2023): HORIZONTES HISTÓRICOS

					Visualizar v. 7 n. 2 (2023): v. 7 n. 2 (2023): HORIZONTES HISTÓRICOS

Nossa última edição de 2023, representa um marco significativo para a Revista discente Horizontes Históricos. A sétima edição, que conta com treze artigos cuidadosamente organizados só foi possível graças ao enorme esforço de nossos integrantes que, juntamente aos nossos colaboradores, buscaram contribuir para a produção acadêmica em nosso país.

Esta edição oferece uma rica junção de assuntos tratados acerca do que há de mais recente em reflexões na produção acadêmica historiográfica nacional. Os contribuintes da edição, pesquisadores e pesquisadoras do Brasil, se unem para apresentar uma série de assuntos que partem de contribuições do presente e questionamentos sobre o passado na produção de ciências humanas em nosso país. Explorando uma gama abrangente de assuntos, nestes artigos tivemos interpretações e pesquisas que abrangem desde os monumentos históricos no pós-colonial até arquitetura palaciana na cidade de Belém/PA; além da análise do partido trabalhista brasileiro na Bahia e o processo de unidade política do Maranhão; a importância das biografias e do cinema para o ensino de História; pesquisas sobre violência e hidrarquia, e a ênfase nos estudos quilombolas e homossexuais para a historiografia brasileira. A força destas discussões localiza-se na diversidade de ideias, cujas argumentações partem de diversos lugares de fala de nosso Brasil.

Como testemunhas da constante atualização da pesquisa histórica, gostaríamos de agradecer sinceramente aos dedicados pesquisadores, pesquisadoras, pareceristas, revisores e à toda equipe editorial que tornaram esta edição possível. Temos a esperança que esta edição estimule novas análises e inspire novos diálogos dentro e fora da comunidade acadêmica.

Convidamos todos a explorar as páginas deste sétimo número da Revista Horizontes Históricos, e desejamos que mergulhem em uma série de reflexões que nos desafiam a ampliar constantemente os horizontes históricos e intelectuais. Tenham uma ótima leitura!

 

Equipe Horizontes Históricos.

Publicado: 2023-12-27

Edição completa

Artigos