A EDUCAÇÃO NA MONARQUIA CONSTITUCIONAL FRANCESA (1789-1792): UMA NARRATIVA A PARTIR DOS RELATÓRIOS DE TALLEYRAND E CONDORCET
Palavras-chave:
História da Educação, Revolução Francesa, Talleyrand, CondorcetResumo
A investigação analisa as mudanças propostas na forma de pensar a educação com a Revolução Francesa, especialmente a partir das ideias debatidas e defendidas nos relatórios de Charles-Maurice de Talleyrand (Relatório e Projeto de Decreto) e Marquês de Condorcet (Relatório e Projeto de Decreto). O estudo se insere na História da Educação, fundamentado na História Cultural. Metodologicamente, recorre-se à revisão bibliográfica e à pesquisa documental. Após a introdução, apresenta-se um panorama geral a respeito da Revolução Francesa. Na sequência, é traçado um quadro geral de como a educação aparece nos diferentes interesses em jogo no processo revolucionário. Os dois tópicos que seguem apresentam a discussão central da investigação, sendo o primeiro destinado para uma análise das questões educativas no relatório de Talleyrand e, o segundo, para o relatório de Condorcet.
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