A EDUCAÇÃO NA MONARQUIA CONSTITUCIONAL FRANCESA (1789-1792): UMA NARRATIVA A PARTIR DOS RELATÓRIOS DE TALLEYRAND E CONDORCET

Autores

Palavras-chave:

História da Educação, Revolução Francesa, Talleyrand, Condorcet

Resumo

A investigação analisa as mudanças propostas na forma de pensar a educação com a Revolução Francesa, especialmente a partir das ideias debatidas e defendidas nos relatórios de Charles-Maurice de Talleyrand (Relatório e Projeto de Decreto) e Marquês de Condorcet (Relatório e Projeto de Decreto). O estudo se insere na História da Educação, fundamentado na História Cultural. Metodologicamente, recorre-se à revisão bibliográfica e à pesquisa documental. Após a introdução, apresenta-se um panorama geral a respeito da Revolução Francesa. Na sequência, é traçado um quadro geral de como a educação aparece nos diferentes interesses em jogo no processo revolucionário. Os dois tópicos que seguem apresentam a discussão central da investigação, sendo o primeiro destinado para uma análise das questões educativas no relatório de Talleyrand e, o segundo, para o relatório de Condorcet.

Biografia do Autor

Eduardo Cristiano Hass da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Professor

Professor do Curso de Turismo da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre, graduado (licenciatura e bacharelado) em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Integrante do Grupo de Pesquisa Turismo, Sociedade & Território. Editor da Revista Turismo, Sociedade & Território (2021-atual). Atua principalmente nas áreas de Patrimônio Cultural, História da Educação, Turismo Cultural e Ensino de História.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Figueiredo, M. M. de, Silva, E. C. H. da, & Silva, B. V. G. da. (2023). A EDUCAÇÃO NA MONARQUIA CONSTITUCIONAL FRANCESA (1789-1792): UMA NARRATIVA A PARTIR DOS RELATÓRIOS DE TALLEYRAND E CONDORCET. Horizontes Históricos, 7(2). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/HORIZONTES/article/view/19514