UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO ACERCA DA HISTÓRIOGRAFIA E TERRITORIALIDADE DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS PIAUIENSES CONTEMPORÂNEAS
Palavras-chave:
Piauí, Quilombos, TerritorialidadeResumo
O presente artigo possui como objeto de estudo os quilombos remanescentes piauienses. Fez-se uso da pesquisa bibliográfica na forma de revisão de literatura apoiada em autores que abordam a História desses grupos comunitários para que fosse possível abordar a sua constituição territorial e simbólica na contemporaneidade enquanto coletivos históricos e culturais munidos da territorialidade para ressignificar suas reivindicações e pertencimentos. Diante dos fatos apresentados, concluiu-se que em meio à necessidade do fortalecimento da sua identidade, o acesso às suas necessidades educacionais, territoriais e autônomas ainda não é uma realidade alcançada mesmo após longínquos anos de luta e reivindicação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Horizontes Históricos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Discente do PROHIS/UFS Horizontes Históricos. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, está condicionada à autorização escrita do(s) Editor(es). Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos desta revista (partes do texto que excedam a 500 palavras, tabelas e ilustrações) deverão ter permissão escrita do(s) autor(es).