INTERFACES ENTRE CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA:
APONTAMENTOS SOBRE A OBRA SILENCIADAS (2021) E A TEMÁTICA FEMININA MODERNA
Palavras-chave:
Filme histórico, cinema, ensino de história, identidade femininaResumo
Esta pesquisa tem como objetivo discutir os diálogos possíveis entre cinema e o ensino de história contemplando a inovação metodológica no campo da prática docente. Observa-se que os profissionais da história frente ao cinema e a consequente produção do filme histórico colocam-se por vezes de maneira antagônica, desta forma, a presente pesquisa visa demonstrar as possibilidades do uso das obras cinematográficas no ensino de história, colaborando para a formação da consciência histórica dos indivíduos. Analisaremos a instrumentalização do filme Silenciadas (2021), e sua contribuição para a discussão acerca da temática feminina no período moderno, como um ponto de partida e uma das diversas possibilidades para a relação dialógica entre ensino de história e filmes históricos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Horizontes Históricos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Discente do PROHIS/UFS Horizontes Históricos. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, está condicionada à autorização escrita do(s) Editor(es). Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos desta revista (partes do texto que excedam a 500 palavras, tabelas e ilustrações) deverão ter permissão escrita do(s) autor(es).