INTERFACES ENTRE CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA:

APONTAMENTOS SOBRE A OBRA SILENCIADAS (2021) E A TEMÁTICA FEMININA MODERNA

Autores/as

  • Alan Marques de Pinho Universidade Católica de Petrópolis

Palabras clave:

Filme histórico, cinema, ensino de história, identidade feminina

Resumen

Esta pesquisa tem como objetivo discutir os diálogos possíveis entre cinema e o ensino de história contemplando a inovação metodológica no campo da prática docente. Observa-se que os profissionais da história frente ao cinema e a consequente produção do filme histórico colocam-se por vezes de maneira antagônica, desta forma, a presente pesquisa visa demonstrar as possibilidades do uso das obras cinematográficas no ensino de história, colaborando para a formação da consciência histórica dos indivíduos. Analisaremos a instrumentalização do filme Silenciadas (2021), e sua contribuição para a discussão acerca da temática feminina no período moderno, como um ponto de partida e uma das diversas possibilidades para a relação dialógica entre ensino de história e filmes históricos.

 

Publicado

2023-12-27

Cómo citar

Marques de Pinho, A. (2023). INTERFACES ENTRE CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA:: APONTAMENTOS SOBRE A OBRA SILENCIADAS (2021) E A TEMÁTICA FEMININA MODERNA. Horizontes Históricos, 7(2), 60–71. Recuperado a partir de https://periodicos.ufs.br/HORIZONTES/article/view/19411