O RELATO DE VIAGEM DE GREGÓRIO JOSÉ MENDES (1785) E A TENTATIVA DE EXPANSÃO DA PRESENÇA PORTUGUESA AO SUL DE BENGUELA

Autores

  • Paulo Pereira Oliveira Matos Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
  • Mhamed El Bouzidi Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Benguela, Angola, Relato de viagem

Resumo

Datam do final do século XVIII os primeiros movimentos oficiais para a ocupação portuguesa da região ao sul de Benguela. Em 1785, após comandar uma expedição de reconhecimento que alcançou o cabo Negro, o sertanejo português Gregório José Mendes escreveu um relato de viagem detalhado, o primeiro documento redigido com interesse específico na descrição das particularidades regionais. O artigo aborda a complexidade apresentada pelo relato, a partir da análise crítica da narrativa presente no documento. Mesmo com a utilização de conceitos eurocêntricos por Mendes em seu discurso, marcadamente na construção do “outro” africano, foi possível constatar o estabelecimento de múltiplas e complexas interações com as sociedades locais, cujos saberes foram fundamentais para a realização da expedição.

Biografia do Autor

Mhamed El Bouzidi, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Mohammed V (cidade de Salé, Marrocos) e aluno do Mestrado de História, com especialização em História da África, da Faculdade de Letras de Lisboa.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

Pereira Oliveira Matos, P., & El Bouzidi, M. (2023). O RELATO DE VIAGEM DE GREGÓRIO JOSÉ MENDES (1785) E A TENTATIVA DE EXPANSÃO DA PRESENÇA PORTUGUESA AO SUL DE BENGUELA. Horizontes Históricos, 7(2), 72–95. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/HORIZONTES/article/view/19425