A ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DE VIDA DE PESSOAS COMO OBJETO DE ESTUDO NO ENSINO DE HISTÓRIA:
O DIREITO À VIDA, FAMÍLIA E A CIDADANIA A PARTIR DE JOSÉ VICENTE FERREIRA BARROS
Palavras-chave:
Biografias, Ensino de História, Brasil OitocentistaResumo
O presente artigo, fruto de uma atividade da disciplina de História da Educação, do Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Educação da UFPB, analisa a importância das biografias para o Ensino e estudo da História. Paralelamente, o presente trabalho fundamenta-se na metodologia de pesquisa do estudo bibliográfico. Conclui-se que o uso das biografias pode trazer outro olhar sobre o processo de construção do conhecimento histórico, sobretudo de como as análises de trajetória de vida de pessoas de grupos marginalizados podem contribuir na (re)construção de um Ensino de História mais significativo em sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Horizontes Históricos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Discente do PROHIS/UFS Horizontes Históricos. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, está condicionada à autorização escrita do(s) Editor(es). Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos desta revista (partes do texto que excedam a 500 palavras, tabelas e ilustrações) deverão ter permissão escrita do(s) autor(es).