A ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DE VIDA DE PESSOAS COMO OBJETO DE ESTUDO NO ENSINO DE HISTÓRIA:

O DIREITO À VIDA, FAMÍLIA E A CIDADANIA A PARTIR DE JOSÉ VICENTE FERREIRA BARROS

Autores/as

Palabras clave:

Biografias, Ensino de História, Brasil Oitocentista

Resumen

O presente artigo, fruto de uma atividade da disciplina de História da Educação, do Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Educação da UFPB, analisa a importância das biografias para o Ensino e estudo da História. Paralelamente, o presente trabalho fundamenta-se na metodologia de pesquisa do estudo bibliográfico. Conclui-se que o uso das biografias pode trazer  outro olhar sobre o processo de construção do conhecimento histórico, sobretudo de como as análises de trajetória de vida de pessoas de grupos marginalizados podem contribuir na (re)construção de um Ensino de História mais significativo em sala de aula.

Publicado

2023-12-27

Cómo citar

Moura da Silva, E. R., & Sousa Almeida, M. de. (2023). A ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DE VIDA DE PESSOAS COMO OBJETO DE ESTUDO NO ENSINO DE HISTÓRIA: : O DIREITO À VIDA, FAMÍLIA E A CIDADANIA A PARTIR DE JOSÉ VICENTE FERREIRA BARROS. Horizontes Históricos, 7(2), 45–59. Recuperado a partir de https://periodicos.ufs.br/HORIZONTES/article/view/20134