PAULO FREIRE HISTORIADOR:
O “LUGAR” DA HISTÓRIA NA CONSTITUIÇÃO DA PRÁXIS FREIREANA DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Palavras-chave:
Educação em Direitos Humanos; Ensino de História; Espaço escolar; Paulo Freire; Conscientização.Resumo
O presente artigo aborda a questão da História e da sua importância na práxis e no pensamento pedagógico de Paulo Freire. Com efeito, o objetivo do presente texto aponta como a história e o ensino de história podem se articular à uma educação freireana e promover uma educação em direitos humanos no espaço escolar. Para isso, iremos nos debruçar teórica e metodogicamnte nas principais formulações conceituais freireanas, assim como sobre a história e o ensino de história no Brasil e sobre a historicidade da educação em direitos humanos no Brasil, com vistas a apontar possibilidades de caminho didático-metodológica para a efetivação de uma educação em direitos humanos no espaço escolar, articulando o ensino de história à práxis freirena.
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