USOS DO POEMA DE MIO CID NO BRASIL:

SUBSÍDIOS PARA UMA ANÁLISE DO MEDIEVO IBÉRICO NA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA

Autores

  • Lívia Maria Albuquerque Couto Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Idade Média;, Poema de Mio Cid;, Historiografia Brasileira.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo ponderar como o período do medievo tem sido analisado no Brasil, principalmente, através do Poema de Mio Cid. Nesse sentido, em um primeiro momento abordaremos como a Idade Média conseguiu espaço na historiografia brasileira, pois apesar de inserida num contexto de depreciação, o estudo acerca da temática vem crescendo, sobretudo, no ambiente acadêmico. Em seguida, por meio de uma revisão historiográfica do estudo do Poema analisaremos como o documento vêm sendo utilizado e quais as principais lacunas deixadas por estes estudos, desse modo, fazer um balanço da historiografia brasileira sobre o período medieval ibérico, utilizando o Poema de Mio Cid.

Biografia do Autor

Lívia Maria Albuquerque Couto, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em História pela Universidade Federal de Sergipe, com interesse em estudos sobre o sexo feminino na História Medieval, analisando a presença feminina nas Trilogia Damas do Século XII do medievalista, Georges Duby. E, ainda, sobre relações sociais e de negociação no Poema de Mio Cid. Atualmente faz parte do grupo de pesquisa Dominium: Estudos sobre Sociedades Senhoriais, na linha sobre Relações sociais e poder na Antiguidade e no Medievo Senhorial. E vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História na Universidade Federal de Sergipe. Tem interesse nos seguintes temas: História das Mulheres - Estudos de Gênero - Santidade Medieval - Relações Sociais e de Negociação e Poder.

Downloads

Publicado

2024-08-02

Como Citar

Albuquerque Couto, L. M. (2024). USOS DO POEMA DE MIO CID NO BRASIL: : SUBSÍDIOS PARA UMA ANÁLISE DO MEDIEVO IBÉRICO NA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA. Horizontes Históricos, 8(1), 202–217. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/HORIZONTES/article/view/21003

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)