Percepções de licenciandos em matemática sobre o uso do software Sweet Home 3D para o ensinar matemática

Percepções de licenciandos em matemática sobre o uso do software Sweet Home 3D para o ensinar matemática

Autores

  • Fabrine Diniz Pereira Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Vanda Leci Bueno Gautério Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v5i1.12033

Resumo

As tecnologias digitais se multiplicam cada vez mais e é para essa realidade que a universidade está preparando os discentes, pois precisamos estar em sincronia com a Era digital. Com esse entendimento, elaborou-se uma oficina para acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, que teve como intenção possibilitar a esses a vivência e discussão para a ressignificação da prática docente através da metodologia Ensino por Projetos combinada com o uso da Tecnologia Digital através do software Sweet Home 3D para o ensino de Geometria. Os registros foram produzidos a partir de reflexões construídas pelos licenciandos acerca das atividades e analisados através da técnica de Análise Textual Discursiva (ATD) na perspectiva de Moraes e Galiazzi (2007), no operar do método emergiram três categorias: Planejamento com Tecnologias Digitais; Tecnologias Digitais e os desafios da infraestrutura e da apropriação tecnológica; e Potencialidades das Tecnologias Digitais para o ensinar e o aprender. Nesse estudo foram analisadas as duas últimas categorias e se evidenciou que a falta de infraestrutura adequada e a formação dos professores são desafios a serem enfrentados para que seja possível a utilização das Tecnologias Digitais como potencializadora do ensinar e do aprender matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-22

Como Citar

Diniz Pereira, F., & Bueno Gautério, V. L. (2020). Percepções de licenciandos em matemática sobre o uso do software Sweet Home 3D para o ensinar matemática. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 5(1), 250–267. https://doi.org/10.34179/revisem.v5i1.12033

Edição

Seção

Educação Matemática e Tecnologias Digitais
Loading...