Percepções de licenciandos em matemática sobre o uso do software Sweet Home 3D para o ensinar matemática
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v5i1.12033Resumo
As tecnologias digitais se multiplicam cada vez mais e é para essa realidade que a universidade está preparando os discentes, pois precisamos estar em sincronia com a Era digital. Com esse entendimento, elaborou-se uma oficina para acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, que teve como intenção possibilitar a esses a vivência e discussão para a ressignificação da prática docente através da metodologia Ensino por Projetos combinada com o uso da Tecnologia Digital através do software Sweet Home 3D para o ensino de Geometria. Os registros foram produzidos a partir de reflexões construídas pelos licenciandos acerca das atividades e analisados através da técnica de Análise Textual Discursiva (ATD) na perspectiva de Moraes e Galiazzi (2007), no operar do método emergiram três categorias: Planejamento com Tecnologias Digitais; Tecnologias Digitais e os desafios da infraestrutura e da apropriação tecnológica; e Potencialidades das Tecnologias Digitais para o ensinar e o aprender. Nesse estudo foram analisadas as duas últimas categorias e se evidenciou que a falta de infraestrutura adequada e a formação dos professores são desafios a serem enfrentados para que seja possível a utilização das Tecnologias Digitais como potencializadora do ensinar e do aprender matemática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |