O ensino de geometria e o processo avaliativo mediados pelo ensino híbrido - Sala de aula invertida
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v5i1.12056Resumo
O presente artigo traz um recorte da pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e foi realizada com alunos recém ingressos na licenciatura em matemática desta Instituição, na disciplina Fundamentos de Matemática Elementar III (que envolve conteúdos de geometria plana e espacial). Nele discutimos como se deu o processo de inserção da metodologia do Ensino Híbrido – Sala de Aula Invertida, bem como o uso do software GeoGebra, como ferramenta mediadora no desenvolvimento dos conteúdos. A metodologia foi de natureza qualitativa, do tipo participante. Teve como aporte teórico a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), a produção dos dados envolveu questionário, relatórios, registro das observações, acompanhamento das atividades e entrevistas. O objetivo principal foi analisar o processo avaliativo e de ensino e aprendizagem de Geometria com o uso do GeoGebra na metodologia ativa de aprendizagem do Ensino Híbrido – Sala de Aula Invertida. Os resultados apontaram para a necessidade de mudança no processo de avaliação, rompendo com o modelo tradicional, valorizando o trabalho dos alunos, atribuindo significado sobre suas atividades, tornando o processo de avaliação contínuo.
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