Produção de conhecimento, experimentação-com-GeoGebra e visualização: possibilidades com o GeoGebra durante um curso de formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v5i2.12219Resumo
O objetivo desse artigo é apresentar o desenvolvimento e análise de uma atividade matemática desenvolvida com o GeoGebra, por uma cursista que ensina Matemática, durante uma formação continuada realizada em Guaratinguetá/SP. Essa formação constituiu-se no cenário de investigação da pesquisa de doutoramento do primeiro autor. Ao término da atividade, passamos no computador da cursista, gravando a produção em um pen drive. Para analisar tal atividade, acessamos o protocolo de construção, do GeoGebra, buscando compreender os passos realizados pela cursista. Assim, evidenciamos que a professora criou conjecturas para validar sua construção, a partir da exploração das funcionalidades do software, apresentando indícios de produção do conhecimento na interação com o GeoGebra. Aliado a isso, momentos de experimentação-com-GeoGebra podem ser observados quando, a partir do feedback proporcionado pelo software, a cursista reorganiza suas ideias e realiza uma nova experimentação com as tecnologias, buscando atingir o objetivo proposto para a atividade. Já a possibilidade de visualização da figura, permite a docente, explorar possibilidade além daquelas que estão colocadas no exercício. Diante da análise dos dados, podemos inferir que a autonomia dada a professora, durante a formação continuada, pode propiciar momentos de incorporação da tecnologia para sua prática profissional e ampliar as possibilidades de ensino.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais; Educação Matemática; Cyberformação; Caderno do Aluno e do Professor
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