Produção de Vídeos: uma proposta de Ensino Híbrido para o ensino de matemática
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v5i1.12502Resumo
Neste artigo temos por objetivo apresentar uma proposta para o ensino de matemática que procura utilizar a produção de vídeos e a utilização de ambientes virtuais, como o Google Classroom e YouTube, como recurso de suplementação das aulas presenciais, assumindo características do Ensino Híbrido, possibilitando ao professor e aos alunos se colocarem como produtores de vídeos com o intuito de aprender e disseminar suas formas de pensar matematicamente. Para exemplificar a proposta, apresentamos nossa perspectiva em forma de Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem, limitando-se à abordagem de uma questão do ENEM em dois contextos: a sala de aula, em que os alunos resolveram a questão e compartilharam suas soluções, e o vídeo gravado pelo professor, disponibilizado no ambiente virtual, em que se realiza a sistematização da questão em dois momentos. Concluímos que é possível utilizar diferentes recursos, aproveitando tecnologias disponíveis, baseada no conceito de THA e ao mesmo tempo satisfazendo um conceito de aula inovador como o Ensino Híbrido.
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