Desenho de tarefas matemáticas na perspectiva da criatividade
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v5i2.13388Resumo
Esta pesquisa foi realizada em um grupo de trabalho colaborativo, cujo objetivo foi investigar como se dá a criatividade de professores no desenho de tarefas matemáticas e como esse processo contribui para a sua formação. Este estudo, de natureza qualitativa, contou com a participação de cinco professores de matemática e uma pedagoga que, juntos num processo formativo, recorreram a documentos curriculares oficiais e à literatura do desenho de tarefas matemáticas, de área e perímetro e da criatividade para desenhar tarefas matemáticas. Os resultados da pesquisa apontam que os professores têm dificuldades em desenhar tarefas abertas, autênticas/originais, devido à formação restrita que tiveram no aspecto de desenho de tarefas e de criatividade. Ainda, apontam como dificuldades o tempo para criação, o tempo para se dedicarem aos estudos e as lacunas no conhecimento matemático, entre outros fatores. Entretanto, professores mostraram potencial nos ricos redesenhos que criaram inspirados e apoiados em modelos ricos e criativos, mostrando-nos que espaços de formação contribuem de forma significativa para a reflexão da prática.
Palavras-chave: Desenho de tarefas, Criatividade, Ensino de matemática.
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