Ensino de Probabilidade como objeto de pesquisa: o que vem sendo investigado?
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14519Resumo
Este artigo apresenta um estudo bibliográfico a respeito de Ensino de Probabilidade na Educação Estatística, tendo como objetivo identificar, caracterizar e compreender o que vem sendo investigado nas produções científicas brasileiras que abordam o Ensino de Probabilidade nas edições especiais de Educação Estatística. Os procedimentos metodológicos seguiram os pressupostos de uma Revisão Bibliográfica, por meio de dois momentos: inicialmente, foram selecionados periódicos brasileiros com publicações em Educação Estatística, e, em um período de nove anos, selecionadas as produções referentes ao Ensino de Probabilidade na Educação Estatística; posteriormente, realizou-se uma síntese a fim de evidenciar os principais focos teóricos e metodológicos. Foram analisados 29 trabalhos de 159 artigos investigados e destes emergiram duas categorias de pesquisa: em relação à fundamentação teórica e em relação às abordagens metodológicas assumidas pelos autores nos trabalhos. Para tanto, os dados foram analisados qualitativamente, utilizando um procedimento de estudo bibliográfico, com objetivo descritivo e natureza exploratória. A compreensão dessas categorias e de suas inter-relações podem tornar esse campo de estudo mais concreto para sua efetiva aplicação nas aulas de Ensino de Probabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |