Ensino de Probabilidade como objeto de pesquisa: o que vem sendo investigado?

Ensino de Probabilidade como objeto de pesquisa: o que vem sendo investigado?

Autores/as

  • Reinaldo Feio Lima UNIFESSPA/IEA

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14519

Resumen

Este artigo apresenta um estudo bibliográfico a respeito de Ensino de Probabilidade na Educação Estatística, tendo como objetivo identificar, caracterizar e compreender o que vem sendo investigado nas produções científicas brasileiras que abordam o Ensino de Probabilidade nas edições especiais de Educação Estatística. Os procedimentos metodológicos seguiram os pressupostos de uma Revisão Bibliográfica, por meio de dois momentos: inicialmente, foram selecionados periódicos brasileiros com publicações em Educação Estatística, e, em um período de nove anos, selecionadas as produções referentes ao Ensino de Probabilidade na Educação Estatística; posteriormente, realizou-se uma síntese a fim de evidenciar os principais focos teóricos e metodológicos. Foram analisados 29 trabalhos de 159 artigos investigados e destes emergiram duas categorias de pesquisa: em relação à fundamentação teórica e em relação às abordagens metodológicas assumidas pelos autores nos trabalhos. Para tanto, os dados foram analisados qualitativamente, utilizando um procedimento de estudo bibliográfico, com objetivo descritivo e natureza exploratória. A compreensão dessas categorias e de suas inter-relações podem tornar esse campo de estudo mais concreto para sua efetiva aplicação nas aulas de Ensino de Probabilidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-06-26

Cómo citar

Lima, R. F. (2021). Ensino de Probabilidade como objeto de pesquisa: o que vem sendo investigado?. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 6(1), 276–295. https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14519
Loading...