ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES QUE INTERAGEM COM A MATEMÁTICA POR MEIO DA PESQUISA EM SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM

ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES QUE INTERAGEM COM A MATEMÁTICA POR MEIO DA PESQUISA EM SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM

Autores

  • Carla Martins da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Thaísa Jacintho Müller Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v7i1.14523

Resumo

Este artigo traz resultados de um estudo de caso realizado com 26 estudantes do 8º ano do ensino fundamental que participaram de atividades de matemática por meio da pesquisa com o uso de tecnologias. O objetivo da investigação foi analisar as percepções destes estudantes em relação ao desenvolvimento das atividades por meio da pesquisa em sala de aula e verificar de que modo as tecnologias contribuíram na aprendizagem. Para a análise dos resultados foi utilizada a Análise Textual Discursiva, passando pelos processos de unitarização, categorização e a reescrita até o metatexto. Com isso, pode-se concluir que os estudantes percebem a prática das atividades realizadas como parte integrante e fundamental para que compreendessem conceitos e a utilização prática de cada atividade pesquisada. Portanto, houve uma expressiva evolução no desenvolvimento do conhecimento no que se refere aos indicadores de competência como: interesse pela pesquisa; elaborações próprias e participação ativa no trabalho. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-02-16

Como Citar

da Silva, C. M., & Jacintho Müller, T. (2022). ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES QUE INTERAGEM COM A MATEMÁTICA POR MEIO DA PESQUISA EM SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 7(1), 1–23. https://doi.org/10.34179/revisem.v7i1.14523
Loading...